Instituto aponta que quase 800 pessoas vivem sem coleta de esgoto em Avaré

Instituto aponta que quase 800 pessoas vivem sem coleta de esgoto em Avaré

legenda: Região Sudeste despeja diariamente 2.229 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento no meio ambiente

Fonte da Foto: internet ilustrativa

Formada por quatro estados, a região Sudeste é a mais populosa do Brasil, abrigando mais de 89 milhões de habitantes. Com desafios nos serviços de saneamento básico, a região ainda não atende com coleta de esgoto cerca de 16,3 milhões de habitantes (18,3%), enquanto trata somente 58,6% do volume gerado - o que representa o despejo diário de 2.229 piscinas olimpíadas sem tratamento de esgoto na natureza.

Em relação ao abastecimento de água para a população, mais de 7,5 milhões não têm acesso ao recurso hídrico. Ademais, a região perde 38% da água potável produzida nos sistemas de distribuição, ou seja, todo esse volume não chega de forma oficial para os habitantes.

AVARÉ - Os dados acima são do Painel de Saneamento Básico do Instituto Trata Brasil, onde podem acessados índices de praticamente todos os municípios brasileiros. Em Avaré, por exemplo, 798 pessoas não têm acesso à coleta de esgoto, o que representa 0,9% de uma população de 91.792 habitantes (IBGE 2021).

Em compensação, 99,6% da população avareense tem esgoto tratado referido à água consumida.

A precariedade dos serviços de saneamento básico, principalmente da coleta e tratamento de esgoto, tem influência negativa na saúde dos habitantes, suscitando na propagação de doenças de veiculação hídrica. Segundo informações do DATASUS (2021), presentes no Painel Saneamento Brasil, na região Sudeste houveram mais de 20 mil internações por enfermidades associadas à falta de saneamento, resultando em 397 óbitos por essas doenças. A região teve despesas de mais de R$ 11 milhões devido às internações por doenças de veiculação hídrica.

O acesso digno aos serviços básicos tem o potencial de transformar realidades de uma localidade, mudando para melhor a vida dos habitantes e fomentar a economia local. Com as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, todas as localidades do país devem atender 99% da população com acesso à água e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033, a Região Sudeste precisará investir ainda mais em políticas públicas voltadas para a melhoria do saneamento.

INSTITUTO TRATA BRASIL

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Atua desde 2007 trabalhando para que o cidadão seja informado e reivindique a universalização do serviço mais básico, essencial para qualquer nação: o saneamento básico. Nosso trabalho é de conscientizar a sociedade para termos um Brasil mais justo, com todos tendo acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos. Somos um país ainda muito desigual nessa infraestrutura, sobretudo nas regiões mais pobres.

Para dar mais legitimidade nas ações, o Instituto Trata Brasil desenvolve projetos em comunidades vulneráveis ao saneamento básico e onde a falta de água e o contato diário com os esgotos ao céu aberto fazem parte da realidade das famílias. Dentro do escopo de trabalho há três eixos de atuação: “Água e Cidadania pela Vida”; “Trata Brasil na Comunidade”; e “Apoio ao Saneamento Rural e em Áreas Isoladas”.

Além disso, o Trata Brasil trabalha em parceria com personalidades que emprestam sua imagem à causa do Saneamento (campeões olímpicos, juristas, atores e atrizes, promotores públicos, engenheiros e professores), bem como possui parceria com entidades ligadas às áreas de Engenharia e Arquitetura, de defesa à Saúde Infantil e Proteção à Criança, Meio Ambiente, Turismo, Direito Sanitário, entre outras.

Missão

Contribuir para a melhoria da saúde da população e a proteção dos recursos hídricos do país através da universalização do acesso aos serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, bem como a redução das perdas de água.

Visão

Entendemos que a população e os formadores de opinião têm um papel fundamental no convencimento das autoridades, de forma a garantirem o acesso de todos aos serviços básicos, tão essenciais ao ser humano e à natureza.

Valores

  • Ética

  • Sustentabilidade

  • Equidade

  • Cooperação

  • Transparência e Independência

FONTE: INSTITUTO TRATA BRASIL

Compartilhar:
Veja Também