Governo de São Paulo adia aplicação do Provão Paulista

Governo de São Paulo adia aplicação do Provão Paulista

legenda: Segundo o governo, motivo da mudança de datas são manifestações previstas para a próxima terça, que podem afetar o transporte público.

Fonte da Foto: internet ilustrativa

O governo de São Paulo anunciou na tarde de sexta-feira (24) que vai adiar a aplicação do Provão Paulista. As provas, previstas para começar na terça (28), agora serão aplicadas entre a quarta (29) e a segunda-feira (4).

O motivo, segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP), é o fato de que há manifestações previstas para a próxima terça (28) que podem afetar o transporte público e, com isso, prejudicar a participação dos estudantes nas provas.

O Provão Paulista acontece em quatro dias para estudantes do ensino médio. Veja como fica o novo cronograma das provas:

  • Alunos do terceiro ano: as datas mudaram para os dias 29 e 30 de novembro (quarta e quinta-feira)

  • Alunos do primeiro e do segundo ano: as datas mudaram para a sexta-feira (1º de dezembro) e a segunda-feira seguinte, dia 4 de dezembro

"O cronograma de aplicação do Provão Paulista será alterado nos 645 municípios de modo a garantir que nenhum aluno seja impactado no dia da avaliação", informou o governo estadual em nota divulgada na tarde de sexta (24).

Segundo o governo estadual, estão inscritos 1,2 milhões de estudantes na primeira edição do Provão Paulista. Quase todos eles estão matriculados nas escolas estaduais ou nas escolas de ensino técnico, as Etecs, e farão a prova na própria escola em que estudam. Já cerca de 1.700 inscritos pertencem a outras redes públicas dentro e fora do Estado de São Paulo. Nesses casos, a Secretaria Estadual da Educação alocou todos eles em escolas dentro da cidade de São Paulo, o que vai exigir que eles viajem do Interior do Estado ou de outras unidades federativas até a capital.

A pasta afirmou em nota que "lamenta a decisão, mas que a solução encontrada tem por objetivo não prejudicar os estudantes da rede estadual, que em sua maioria dependem do transporte público".

Além disso, a secretaria explicou que "todos os alunos inscritos no Provão Paulista, inclusive os que vierem de outros municípios e estados para a capital, deverão seguir as novas datas estipuladas para a realização das provas".

O que é o Provão Paulista

O Provão Paulista é um novo vestibular seriado anunciado pelo governo estadual em julho, voltado especificamente para estudantes matriculados em redes públicas de ensino. Cinco instituições de ensino paulistas aderiram ao processo seletivo, somando cerca de 15 mil vagas que serão disputadas pelos candidatos:

  • Universidade de São Paulo (USP): 1.500 vagas

  • Universidade Estadual Paulista (Unesp): 934 vagas

  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 325 vagas

  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): 2.620 vagas

  • Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs): 10 mil vagas

Como se trata de uma prova seriada, os estudantes fazem o vestibular todos os anos ao longo do ensino médio. Isso quer dizer que um estudante do primeiro ano precisará fazer a prova também em 2023, em 2024 e em 2025. Só então sua nota final, calculada com base no desempenho nas três edições, será calculada para a disputa por uma vaga na graduação.

Já quem está no segundo ano precisará fazer o Provão em 2023 e 2024. Quem cursa o terceiro ano do ensino médio terá apenas as notas da edição 2023 como base de cálculo na concorrência.

FONTE: G1

Compartilhar:
Veja Também