Cultura oferece cursos de dança gratuitos à população

Cultura oferece cursos de dança gratuitos à população

legenda: Parte de um dos grupos de dança do período noturno

Fonte da Foto: Secretaria da Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura está oferecendo aulas de dança gratuitamente à população. As aulas acontecem no Centro Cultural Esther Pires Novaes, localizado na Rua Ceará nº 1507, nos períodos da manhã, tarde e noite.

As primeiras aulas, de zumba e dança de salão, aconteceram na noite de ontem. Os responsáveis destacam que ainda há vagas para os períodos da manhã e tarde, bastando comparecer ao Centro Cultural e preencher a ficha de inscrição.

Dança de Salão - A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de dança executados por um par de dançarinos. As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de desporto.

A modalidade tem origem na corte do Rei Luís XIV de França (1638-1715). É possível que, na época, os pares se abraçassem lateralmente, pelo fato de que, na época, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de Il Ballarino, de Fabrizio Caroso. Também já era evidente a postura clássica, ereta e com o torso fixo, como no balé, que tem a mesma origem.

A dança de casal foi levada pelos colonizadores europeus para as diversas regiões das Américas, onde deu origem a muitas variedades à medida em que se mesclava às formas populares locais: tango, na Argentina; maxixe (que daria origem ao samba de gafieira), no Brasil; a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc.

Nos Estados Unidos, o swing surgiu de grupos negros dançando ao som de jazz no início dos anos 1920. As primeiras danças de salão estadunidenses criadas foram o charleston e o lindy hop. Essas deram origem a vários outros tipos de danças estadunidenses, como o jitterbug, o balboa, o west coast swing e o east coast swing.

Atualmente, no Brasil, os gêneros mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, são: forró, samba de gafieira, funk, soltinho, salsa, bolero, bachata e tango, sendo que ainda podemos encontrar diversas variações destes gêneros. O soltinho pode ser considerado como uma versão brasileira do swing.

Dança Gaúcha - A Secretaria da Cultura firmou ainda parceria com o grupo Tertúlia Serrana, onde serão ministradas aulas de Dança Gaúcha, também gratuitamente, às terças-feiras, das 19h às 21h. Compareça para aprender a dançar vanerão, xote, milonga, chamame, ranchera, valsa e outros ritmos.

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também