Brasil terá onda de calor incomum e uma das mais intensas da história

Brasil terá onda de calor incomum e uma das mais intensas da história

legenda: Temperatura em Avaré deve chegar a 38º graus no final de semana

Fonte da Foto: internet ilustrativa

Previsões indicam que uma onda de calor forte deve atingir o Brasil ao longo dos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um alerta de temperatura 5ºC acima da média por período prolongado no Sudeste e Centro-Oeste, o que pode representar riscos à saúde.

Os modelos indicam que, até o fim de semana, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste estarão registrando temperaturas máximas diárias entre 40ºC e 45ºC, com as maiores temperaturas esperadas para a região que compreende os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. No interior do estado de São Paulo, os termômetros devem marcar cerca de 40°C. 

Em Avaré, de acordo com o site Climatempo, a temperatura máxima para o final de semana pode chegar aos 38º graus no sábado e no domingo, sem previsão de chuva. Já na segunda-feira, 13, ainda com a temperatura alta, há possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite.

Recorde global de calor

O mês passado foi o outubro mais quente já registrado no planeta ao alcançar 1,7°C a mais do que a média para o período de 1.850 a 1.900, nível pré-industrial. Desde janeiro, a temperatura média do planeta é a mais quente já registrada para os primeiros 10 meses do ano, sendo 1,43°C acima da média.

Nesse sentido, o ano de 2023 caminha para ser o mais quente já registrado. No entanto, o calor pode ser ainda mais intenso no próximo ano. A onda de calor, associado a outros eventos climáticos extremos, está relacionada com o fenômeno El Niño e as contínuas emissões de gases de efeito estufa em atividades humanas.

Recomenda-se que todos tomem medidas de precaução para evitar problemas relacionados ao calor, como desidratação e insolação. É fundamental manter-se hidratado, usar roupas leves e evitar a exposição prolongada ao sol, especialmente durante as horas mais quentes do dia.

Compartilhar:
Veja Também