Avareenses contarão a vida da pintora Djanira em quadrinhos

legenda: O cartunista Fernandes e o escritor Gesiel Júnior se uniram no projeto
Foto Fonte: Fernando LopesA mais importante artista avareense de todos os tempos terá a sua carreira contada num livro em quadrinhos. Esse é o projeto que está unindo o cartunista Luiz Carlos Fernandes e o escritor Gesiel Júnior, dois apaixonados pela pintora Djanira da Motta e Silva.
A novidade é que o projeto de ambos está entre os selecionados pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, cuja finalidade é fomentar a criação e a leitura.
O novo livro tem previsão de ser editado no próximo ano. A proposta de Fernandes e Gesiel mereceu da Secretaria de Estado da Cultura a premiação de R$ 40 mil. Quando o trabalho estiver pronto os autores se comprometeram a lançá-lo em palestras nas escolas de Avaré e de Santo André, onde atualmente reside o cartunista.
“Somos velhos amigos de infância e para mim é uma honra dividir com o Carlinhos a produção desse livro para contar de maneira ilustrada a vida da nossa grande pintora. Farei os textos e ele, com a sua genialidade, vai criar as ilustrações”, revelou Gesiel
Parceria - Avareense, 58 anos, Luiz Carlos Fernandes, quadrinista por excelência, é autor de livros como “Anima” e “Como um cavalo salvou a vida de um preso político”. Recebeu este ano, em Portugal, o 12º World Press Carton (WPC), na categoria caricatura. Atualmente ilustra o Diário do Grande ABC, de Santo André.
Aos 53 anos, Gesiel Júnior já publicou 32 livros sobre a história regional e é o biógrafo de Djanira, tendo escrito três títulos sobre a pintora avareense. Servidor municipal, ele colaborou na criação do Memorial Djanira e foi eleito membro das Academias Botucatuense e Sorocabana de Letras.