Associação Orgânicos Avaré presta solidariedade em época de isolamento social

Associação Orgânicos Avaré presta solidariedade em época de isolamento social

legenda: A enfermeira Ana Carolina e a equipe dos Orgânicos Avaré durante a doação ao Asilo RAFA

Fonte da Foto: Fernando Franco Amorim

*Fernando Franco Amorim

organicosavare@gmail.com

Apesar do distanciamento entre as pessoas e do isolamento social necessário provocado pela pandemia do novo corona vírus (Covid-19), uma ação local têm chamado a atenção em Avaré. Através do serviço de entrega, a Associação Orgânicos Avaré (AOA), organização formada por agricultores orgânicos e agroecológicos familiares de Avaré, aumentou a oferta de alimentos sem agrotóxicos e de alto valor biológico aos consumidores avareenses, facilitando a vida das famílias que buscam por uma alimentação saudável nesse período de incertezas.

André Albano, agricultor e atual presidente da AOA, ressalta que além de atender os consumidores-associados, o sistema de delivery está permitindo acolher um maior número de pedidos do público em geral. “Geralmente quem nos procura, são pessoas queestão se conscientizando da importância de se consumir alimentos sem venenos a preços acessíveis e que se interessam em participar ativamente do Movimento da Agroecologia e Produção Orgânica em Avaré”, explica Albano.

O agricultor esclarece que, os agricultores-associados precisam comercializar sua produção para sobreviver na atividade, “mas eles não se esquecem de realizar ações de solidariedade, principalmente, nesse período de pandemia, quando as dificuldades aumentam”, afirma.

Nesse sentido, a AOA faz quinzenalmente doação de produtos orgânicos e agroecológicos para a Residência do Amor Fraternal de Avaré-RAFA, onde são atendidos 18 idosos em diversas condições de dependência. “É uma forma de retornarmos todo amor e carinho que nossos clientes, amigos, parceiros e consumidores-associados têm com nosso trabalho por uma alimentação mais saudável, preservando o meio ambiente e saúde das pessoas”, destaca a agricultora Cristiane Ferreira, da Diretoria dos Orgânicos Avaré.

Para a responsável técnica da RAFA, enfermeira Ana Carolina Luiz, “receber alimentos isentos de agrotóxicos ou venenos é muito importante para oferecer um alimento que promove a saúde dos idosos assistidos, que têm idade entre 60 e 92 anos”, diz Ana Carolina. Atualmente, a equipe técnica do Asilo RAFA é composta por nutricionista, psicólogo, assistente social e enfermeira padrão, além de oito enfermeiros (cuidadores) e o pessoal da lavanderia, cozinha e faxina, que são indispensáveis para o bom atendimento aos idosos assistidos 

AGROECOLOGIA EM AVARÉ - O desenvolvimento da agroecologia e produção orgânica em Avaré ocorreu através da criação do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica - NEA AVARÉ em 2013. A parceria envolveu o Instituto Federal de Educação de São Paulo - IFSP Campus Avaré, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Casa da Agricultura de Avaré, Prefeitura da Estância Turística de Avaré, Ministério da Ciência e Tecnologia/CNPq e agricultores familiares locais. Precedendo este trabalho, a Casa da Agricultura de Avaré já atuava na organização dos agricultores familiares locais para a venda na Merenda Escolar (Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE), a chamada compras governamentais.

A missão do NEA AVARÉ é promover a construção de um ambiente favorável para a socialização dos conhecimentos e práticas da agroecologia e produção orgânica, integrando atividades de pesquisa, educação e extensão rural visando aproximar os consumidores dos produtores rurais, fortalecendo a inovação tecnológica de baixo custo e ampliação da venda direta e do mercado local. A partir do NEA AVARÉ foi criado o Organismo de Controle Social (OCS Orgânicos Avaré), registrada no Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) e, a partir da OCS, os agricultores fundaram a Associação Orgânicos Avaré (AOA).

*Biólogo e Gestor de Agronegócio da Casa da Agricultura de Avaré

SERVIÇO - Para receber a lista completa dos produtos orgânicos e agroecológicos disponíveis no sistema de delivery dos Orgânicos Avaré,basta cadastrar seu celular no WhatsApp (14) 99113-4621 e ficar atento às orientações, promoções e dicas de consumo sustentável.

MAIS INFORMAÇÕES - Acesse a página dos Orgânicos Avaré em www.facebook.com/organicosavare ou Instagram @organicosavare

Casa da Agricultura de Avaré - 14-3733-7757.

FONTE: Jornal A Comarca

Compartilhar:
Veja Também