Ônibus escolares são usados como transporte coletivo

Ônibus escolares são usados como transporte coletivo

legenda: Empresa desistiu de prestar o serviço e alegou que o contrato não seria financeiramente vantajoso

Fonte da Foto: Reprodução/TV Tem

Dois ônibus escolares da Prefeitura de Piraju começaram a ser usados, nesta segunda-feira (9), para o transporte coletivo da cidade depois que a empresa que seria contratada desistiu de assinar o contrato para assumir o serviço.

Desde março, a empresa Del Oeste estava responsável pelo serviço, mas o contrato com a prefeitura venceu no último sábado (7) e, por isso, a empresa Grecco Transportes, de Lençóis Paulista (SP), seria contratada para assumir o transporte na cidade a partir desta semana.

No entanto, a empresa desistiu e alegou que o contrato não seria financeiramente vantajoso.

“A empresa ficou três dias no município e fez um levantamento dos gastos envolvidos no cumprimento do contrato e, pelo estudo, viu que não era viável. O serviço era deficitário para a empresa e ela recuou, preferiu não prestar o serviço”, afirma Narciso Gonçalves, assessor de comunicação de Piraju.

Enquanto a prefeitura estiver responsável pelo transporte coletivo, não será feita a cobrança da passagem.

“É um período entre uma semana e duas para contratar dois ônibus com motoristas para que a prefeitura mesmo administre o serviço até o fim do processo licitatório”, explica.

Dois processos licitatórios para a contratação de empresas foram cancelados. O primeiro seria no dia 26 de agosto, e não aconteceu porque uma das empresas participantes entrou na Justiça contestando alguns pontos do edital.

A segunda licitação foi marcada para o fim deste mês, mas ela também foi cancelada porque a prefeitura quer fazer um levantamento exato de quantas pessoas usam o serviço.

A TV TEM acompanha a situação do transporte coletivo em Piraju desde 2018, quando moradores reclamaram de más condições dos veículos. Os problemas viraram alvo de uma CPI na Câmara, que está em fase final.

Ainda neste ano, a prefeitura autorizou um reajuste na tarifa do transporte coletivo de R$ 3 para R$ 4, um aumento que representa 33% do valor.

Em nota, a Empresa Grecco Transporte, disse que iniciou o processo para uma possível contratação emergencial, que não foi concluída porque os números não eram coerentes com apresentado e informou que aguarda um posicionamento da Prefeitura de Piraju.

FONTE: G1 Itapetininga e Região

Compartilhar:
Veja Também