Vereador Ernesto pede realização de mais testes para covid-19

Vereador Ernesto pede realização de mais testes para covid-19

legenda: Segundo ele, quantias gastas com futuras locações de tendas e banheiros químicos poderiam ser direcionadas à compra de exames

Fonte da Foto: Câmara Municipal

O vereador Ernesto Ferreira de Albuquerque (PT) pediu durante a última sessão da Câmara de Avaré, realizada na noite do dia 8 (segunda-feira), mais empenho por parte da Prefeitura local, na detecção de novos casos da covid-19 na cidade. Segundo ele, a compra dos exames poderia ser viabilizada, por exemplo, com o redirecionamento de quantias destinadas para futuras contratações de banheiros químicos e tendas.  

O vereador apresentou dois requerimentos nos quais solicita informações sobre a real necessidade de contratação de banheiros químicos. Ainda neste documento, Ernesto citou outro pregão, ocorrido no dia 21 de maio, para contratar tendas e fechamento para eventos. O valor deste foi de R$553 mil. “A covid-19 não vai nos abandonar nesse ano; sendo otimista, vai melhorar lá para outubro e, mesmo assim, não será possível realizar grandes eventos. E o mandato termina em dezembro”, disse.

Ele frisou, também, que enquanto o governo municipal gasta mais de um milhão de reais com coisas desnecessárias, muitos avareenses estão morrendo em decorrência da pandemia da covid-19. “E estamos em curva ascendente, não estamos estabilizados, como é o caso da França e outros países”, comentou o médico.

O vereador ainda destacou, em seu pronunciamento, um requerimento destinado ao secretário de saúde, Roslindo Wilson Machado, apresentado na mesma noite. O documento pede informações referentes ao número de exames realizados para diagnóstico da covid-19 em Avaré, detalhando-se os tipos de exames feitos, além do total de exames positivos e negativos, e a perspectiva de realização de maior número de testes em pacientes que apresentem a chamada “síndrome gripal”.

“Enquanto nos Estados Unidos são feitos 50 mil testes para cada milhão de habitantes, no Brasil, esse número é dequatro mil para a mesma quantidade de pessoas. Ou seja: ao lado de alguns países africanos, é um dos que menos testa”, disse. Ele, então, ligou essa informação aos números levantados junto às duas licitações anteriormente citadas.

“Supondo que Avaré tenha 100 mil habitantes, com cinco mil testes, seria possível fazer uma cobertura, na cidade, semelhante ao padrão visto nos Estados Unidos”. Em seguida ele questionou a possibilidade de realização de uma exposição agropecuária até o final do ano em Avaré. “A situação estará melhor até lá, mas não poderemos facilitar para o coronavírus, que veio para ficar. Nós vamos ter que mudar os hábitos e um deles será evitar aglomerações”.

 

Compartilhar:
Veja Também