Vencedor da Fampop de 92, morre no Rio o compositor Aldir Blanc

Vencedor da Fampop de 92, morre no Rio o compositor Aldir Blanc

legenda: Canção Alafim, composta em parceria com o carioca Moacyr Luz, levou o prêmio de melhor música daquele ano

Fonte da Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo

Vencedor da Feira Avareense da Música Popular (Fampop) de 1992, com "Alafim", em parceria com o compositor carioca Moacyr Luz, faleceu na madrugada desta segunda-feira (4) no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, o compositor Aldir Blanc aos 73 anos. Ele estava internado com Covid-19.

A parceria de Aldir Blanc com Moacyr Luz (foto) na música vencedora da Fampop de 92 foi lembrada pelo criador do festival avareense Juca Novaes, que lamentou a morte de um dos maiores compositores da música brasileira. Blanc é autor de vasta obra musical e literária, como "O Bêbado e a Equilibrista", feita com João Bosco e eternizada na voz de Elis Regina.

No dia 10 de abril, o compositor deu entrada na CER do Leblon com infecção urinária e pneumonia, que evoluíram para um quadro de infecção generalizada. Cinco dias depois, a partir de uma campanha de amigos e artistas para conseguir um leito na rede pública de saúde do Rio, Blanc foi transferido para o Hospital Pedro Ernesto.

Na unidade, chegou a apresentar sinais de melhoras, mas como seu estado era muito grave, foi mantido sedado o tempo inteiro. Aldir Blanc deixa composições que marcaram a vida e a história dos brasileiros. O menino nascido no Estácio, Centro do Rio, era um observador das ruas, poeta da vida e da cidade. Captava a alma do subúrbio.

Virou também cronista e em suas histórias revelava paixões, como o bairro de Vila Isabel, onde passou a infância, o time Vasco da Gama, e o carnaval. Blanc batizou também um dos mais tradicionais blocos do Rio, o "Simpatia é Quase Amor", que desfila há anos em Ipanema, na Zona Sul. Blanc era também cronista, reconhecido pelas bem-humoradas histórias e personagens da Zona Norte do Rio.

Publicou vários livros, entre eles "Rua dos Artistas e Arredores" (Ed. Codecri, 1978); "Porta de tinturaria" (1981), "Brasil passado a sujo" (Ed. Geração, 1993); "Vila Isabel - Inventário de infância" (Ed. Relume-Dumará, 1996), e "Um cara bacana na 19ª" (Ed. Record, 1996), com crônicas, contos e desenhos. Contribuiu, ainda, com crônicas para os jornais O Dia, O Estado de São Paulo e O Globo.

Confira o vídeo de Moacyr Luz interpretando Alafim na Fampop de 92:

 

Compartilhar:
Veja Também