Tio é preso por suspeita de estupro contra sobrinhas em Londrina

Tio é preso por suspeita de estupro contra sobrinhas em Londrina

legenda: Os estupros teriam acontecido quando o tio ficava sozinho com as crianças na casa da avó materna delas

Fonte da Foto: Internet/Ilustrativa

Um homem de 51 anos foi preso preventivamente nesta segunda-feira, dia 17, pela suspeita de ter estuprado duas sobrinhas, de 6 e 10 anos, em Londrina (PR).  O crime contra a mais nova ocorreu, com base no relato da criança à mãe, em julho deste ano. A vítima mais velha, por sua vez, relatou que também vem sofrendo abusos desde 2018, segundo a Polícia Civil do estado.

Segundo as investigações, os estupros teriam acontecido quando o tio ficava sozinho com as crianças na casa da avó materna delas.

DISQUE 100 - O caso da menina de 10 anos do Espírito Santo que interrompeu a gravidez após ser estuprada é o exemplo mais recente de um problema que cresce no Brasil: a violência sexual contra crianças e adolescentes. Dados do Disque 100 — programa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos que recebe denúncias de violência contra a mulhe, crianças e idosos, entre outros grupos — mostram um aumento de 14% nas denúncias de abuso sexual de menores entre 2018 e 2019. Os relatos aumentaram de 13.400, em 2018, para 15.333, no ano passado, o equivalente a uma denúncia a cada 34 minutos. No Espírito Santos, o aumento foi ainda maior na quantidade de denúncias: 15%. Os números referentes às denúncias de 2020 ainda não foram divulgados.

O Disque 100 também lista outros tipos de violência contra crianças e adolescentes, como exploração sexual, pornografia infantil, grooming (aliciamento de menores para fins sexuais pela internet) e sexting (envio de material de conteúdo sexual por redes sociais ou aplicativos de mensagens).

Os dados de 2019 mostram que a faixa etária com maior número de vítimas, segundo as denúncias recebidas, vai dos 4 aos 7 anos, seguida pela de 8 aos 11 anos. A maior parte das vítimas é do sexo feminino.

No que se refere à relação entre vítima e agressor, é preciso analisar o total de denúncias feitas ao Disque 100 sobre violação de direitos humanos de crianças e adolescentes — não há um recorte específico para violência sexual. Dos 195.133 relatos feitos no ano passado, 147.936 (ou 76%) apontam parentes próximos como os autores da agressão: mães, pais, avôs, irmãos, madrastras, padrastos, tios, primos, sobrinhos e familiares em geral. Oito em cada dez denúncias apontam a casa da vítima ou do suspeito como o local da violência, quando isso é informado.

Compartilhar:
Veja Também