Tenente Carlos Wagner é o novo presidente da Câmara Municipal de Avaré

Tenente Carlos Wagner é o novo presidente da Câmara Municipal de Avaré

legenda: Vereador e policial militar da reserva foi eleito na noite de segunda-feira (22) depois de vários entraves políticos

Fonte da Foto: Assessoria

A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré tem um novo presidente. O vereador e policial militar da reserva, Tenente Carlos Wagner (PSD), foi eleito na noite de segunda-feira (22) em sessão extraordinária por 7 votos contra 6.

O líder da bancada oposicionista ao governo municipal já havia disputado eleição para o cargo majoritário do Legislativo em dezembro do ano passado, depois de um conturbado pleito que acabou na justiça.

Na ocasião, a Mesa Diretora eleita ficou definida com Leonardo Pires Rípoli (PTB) na presidência, Flávio Eduardo Zandoná (Cidadania) como vice-presidente, Roberto Araujo (PTB) na função de 1º Secretário e Ana Paula Tibúrcio de Godoy como 2ª Secretária.

A chapa derrotada tinha na formação o Tenente Carlos Wagner (PSD) como candidato a presidente, Luiz Cláudio da Costa (vice), Adalgisa Lopes Ward (1ª secretária) e Maria Isabel Dádário (2ª Secretária).

O pleito terminou com o resultado de 7 a 6, e tiveram início os entraves políticos que culminaram com a ida do caso para a primeira instância da justiça avareense, que deu ganho de causa aos vereadores da oposição. Entretanto, um instrumento de agravo foi impetrado junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo (segunda instância), que concedeu liminar cancelando uma nova eleição da mesa diretora.

De lá para cá, com novos impasses ocorrendo, dessa vez com divergências de opiniões entre a presidência da Casa e os demais membros da Mesa Diretora, o clima na Câmara de Avaré esteve tenso. Muitas polêmicas entre situação e oposição provocaram a renúncia da presidência por parte do vereador Léo Rípoli, que por força de mudanças no Regimento Interno praticamente ficou de mãos atadas em relação às decisões da Mesa Diretora.

A partir daí foram várias as tentativas de uma nova eleição ao cargo vacante de presidente. Desde a sessão ordinária do dia 15 de maio, quando houve a primeira tentativa da eleição para presidente e a bancada de oposição se recusou a participar, abandonando o Plenário, foram cinco sessões extraordinárias realizadas até que, finalmente, na noite de segunda-feira, 22, após o cancelamento da sessão ordinária e convocação de uma extraordinária, o pleito se realizou com a vitória do vereador Tenente Carlos Wagner, que deverá ocupar a presidência até 31 de dezembro de 2024.

O policial militar da reserva está em seu primeiro mandato como vereador, eleito pelo PSD em 2020 com 515 votos. É líder do seu partido na Câmara e também da bancada de oposição ao governo municipal.

Compartilhar:
Veja Também