Site da Câmara possibilita acesso para comunicação em Libras

Site da Câmara possibilita acesso para comunicação em Libras

legenda: Prédio da Câmara Municipal na Avenida Gilberto Filgueiras, 1631

Fonte da Foto: Câmara Municipal

Em mais uma medida direcionada à acessibilidade, a direção da Câmara de Avaré passou a disponibilizar, nesta semana, seu conteúdo digital para pessoas com deficiências auditivas.  O recurso tornou-se disponível com a utilização de ferramenta gratuita, fornecida pelo projeto VLIBRAS.

Resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Governo Digital e a Universidade Federal da Paraíba, o VLIBRAS é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS - tornando computadores, celulares e plataformas web acessíveis para pessoas surdas.

Segundo informações fornecidas pela Divisão de Tecnologia da Informação (TI), a tradução para a linguagem de sinais facilitará o acesso de mais uma parcela da população, além de incentivar o usuário comum a conhecer e se familiarizar com o uso de Libras. Também está em estudo a implantação de outras ferramentas de acessibilidade, desta vez para as pessoas com deficiências auditivas especificamente. 

O recurso foi adicionado às páginas armazenadas no domínio da Câmara (camaraavare.sp.gov.br), mas também pode ser utilizado em outros sites, com a instalação gratuita de programas ou extensões para os navegadores mais utilizados, a partir do site do projeto.

A ferramenta é de fácil utilização. O acesso pode ser feito por meio de ícone localizado no lado direito da página: após uma breve apresentação do programa, uma personagem passa a traduzir todas as áreas selecionadas pela assistência, mantendo, ao mesmo tempo, linguagem escrita. Mais informações em https://vlibras.gov.br.

 

Compartilhar:
Veja Também