Semads retoma aulas de futebol no CSU
Começou no último dia 4, por iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) um novo projeto que prevê várias atividades sócio-esportivas para ocupar as instalações do Centro Social Urbano (CSU) Públio Pimentel no Conjunto Egydio Martins da Costa, o popular Plimec.
O projeto atende, aos sábados, crianças de 10 a 16 anos. “Toda criança sonha em ser feliz e em ter um futuro sem drogas. O novo projeto os ajudará a ter esperança numa vida melhor”, afirmam os monitores Gerson de Souza e Júlio César, os quais voluntariamente vão ensinar técnicas de futebol para a garotada.
Cerca de 85 adolescentes já estão envolvidos no projeto sem fins lucrativos que usa o amplo espaço do CSU, cedido pela Prefeitura. “Estamos recebendo doações de empresas privadas”, revelam, ao ressaltar que o intuito dessa iniciativa é retirar os meninos das ruas para lhes dar oportunidades para conhecer seus próprios talentos.
“O intuito maior é aconselhar esses garotos a seguirem o caminho certo, para que possam ter vida digna e futuro melhor. Afinal, do projeto podem sair bons jogadores ou até bons médicos e empresários. Para nós, o importante é que sigam o caminho que não seja o das drogas”, afirma o técnico Gerson.
Uma fonte de inspiração para os garotos é o ex-atleta e atual empresário Júlio César, que defendeu vários clubes de futebol de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e teve também passagem no exterior, em Portugal, pelo Futebol Clube do Porto e Associação Acadêmica de Coimbra. Ele divide com os adolescentes sua experiência como jogador profissional, tendo a cooperação do professor Gerson, que cursa hoje Educação Física.
Em breve, segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Erica Alves, a proposta da Semads é ampliar o leque de atividades no CSU, onde estão sendo preparadas aulas de informática e de construção civil, atividades pedagógicas, cultivo de horta comunitária e também aulas de judô, karatê e basquete.
Inscrições
Semanalmente, aos sábados, das 9h às 12h, o projeto acontece no CSU, sob a supervisão dos técnicos da Semads. As inscrições permanecem abertas e podem ser feitas no local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, mediante a apresentação de xerox da documentação do aluno, comprovante de residência e autorização de responsável. Outras informações podem ser obtidas no local: Rua Professor Amorim, 01, ou pelos telefones (14) 3732-1253 e 3733-9190.