Secretaria da Cultura busca apoio para restaurar o Santuário de Avaré

Secretaria da Cultura busca apoio para restaurar o Santuário de Avaré

legenda: Restauradora Nilva Calixto expôs projeto para recuperar o templo

Foto Fonte: Secretaria da Cultura

Para conhecimento da população, a Secretaria da Cultura, apoiada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Condephac), promoveu na quinta-feira, 19, na Câmara Municipal, audiência pública para apresentar o projeto de restauro do Santuário Nossa Senhora das Dores, desenvolvido pelos restauradores Nilva Leda Calixto e Sylésio Soares. Ambos são respeitados por terem trabalhado na recuperação do Mosteiro de São Bento e nas igrejas históricas de Itu.

A audiência teve a moderação do pesquisador Gesiel Júnior e contou com a presença do secretário da Cultura, Diego Beraldo, do presidente da Câmara, Toninho da Lorsa, do pároco do Santuário, cônego Alberto Campezato, e da presidente do Condephac, professora Valdirene Silva.

“Sabemos que o momento econômico é complicado, mas temos esperança de conseguir apoio do empresariado a fim de conservar a arte dessa igreja linda, que é o berço da cidade”, lembrou Diego Beraldo. “Estamos atrás de apoio financeiro para que o projeto seja concretizado”, completou o secretário.

Com aprovação do Ministério da Cultura para captar apoio da iniciativa privada, o projeto se destina à recuperação de pinturas sacras, a maioria do artista esloveno Francisco Paulovic, que decorou a primeira igreja matriz da cidade entre os anos de 1942 e 1947.

Orçado em R$ 5,2 milhões, o projeto pode ser concluído em até 5 anos, segundo previsão dos restauradores, tempo necessário para restaurar afrescos espalhados por mais de 2.200 metros quadrados e fazer a impermeabilização das paredes do templo, incluindo o teto.

Lei Rouanet - A expectativa da Paróquia do Santuário é obter recursos junto a pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR), que apresentam declaração completa, ou empresas tributadas com base no lucro visando a execução do projeto, conforme reza a Lei Rouanet.

“Os agentes incentivadores que apoiarem o projeto poderão ter o total do valor deduzido do imposto devido (artigo 18), dentro dos percentuais permitidos pela legislação tributária. Empresas, até 4% do imposto devido; pessoas físicas até 6% do imposto devido”, explicou Sylésio Soares. Em contrapartida, por exemplo, a marca das empresas apoiadoras é destacada nos materiais de divulgação dos projetos.

Para conhecer o projeto em detalhes e apoiar a iniciativa os interessados podem entrar em contato com Nilva Calixto pelos telefones (14) 3765-6150 ou 99631-0734.

Compartilhar:
Veja Também