Revelação do samba, grupo Tirambaço faz show gratuito no Projeto Cordão dia 13

legenda: O grupo sobe ao palco a partir das 16h (portões abertos a partir das 15h) para conquistar os admiradores do samba das décadas de 1970 e 1980
Fonte da Foto: AssessoriaConsiderado uma das grandes revelações do samba de São Paulo, o Tirambaço será atração no Projeto Cordão, em Avaré, no sábado dia 13. O grupo sobe ao palco a partir das 16h (portões abertos a partir das 15h) para conquistar os admiradores do samba das décadas de 1970 e 1980.
Apesar da jornada iniciada em 2023, o Tirambaço se destaca por ser formado por seis cantores e compositores, com trajetórias conceituadas no cenário do samba paulista e em suas relações com sambistas do Brasil inteiro. O grupo vem se destacando no cenário musical com um repertório que mescla clássicos de Beth Carvalho, João Nogueira, Clara Nunes e Jorge Aragão, além de composições autorais que reforçam sua identidade artística.
O Tirambaço é composto por Edinho Silva (violão 7 cordas), Gregory Andreas (cavaquinho), Arthur Favela (banjo), Cadu Ribeiro (pandeiro), Alfredo Castro (percussão geral) e Renato Passarinho (surdo). Além do trabalho autoral, o grupo reverencia sambistas e conjuntos que ajudaram a escrever a história do gênero mais popular da música brasileira. Já tocou ao lado de nomes importantes como Sombrinha, Mauro Diniz e Fundo de Quintal.
Atualmente se apresenta nas principais casas de música de São Paulo como Ó do Borogodó, Dois Dois e Casa de Francisca. Recentemente, o grupo realizou o espetáculo em homenagem aos 90 anos de Candeia no teatro do Sesc Pompéia, com a participação de Sombrinha. Em janeiro deste ano, lançou seu primeiro single, "Algo pra dar", e está em fase de produção de seu primeiro álbum, previsto para o segundo semestre deste ano.
Programação do segundo semestre do Projeto Cordão
-
13/09 - Show Tirambaço
-
04/10 – Café com livro
-
10 a 12/10 – Atividades da Fampop
-
15/11 – Show com Paulinho Novaes
-
01/11 – Café com livro
-
06/12 – Café com livro
-
17/12 – Orquestra Filarmônica da USP (Igreja Matriz)
O que é o Projeto Cordão
O Projeto Cordão é uma entidade cultural vibrante e multifacetado, idealizado por Camila e Rafael Valim em 2019. O nome é inspirado na música “Cordão”, de Chico Buarque e reflete o compromisso com a união, a colaboração e a produção coletiva de cultura brasileira. Localizado em uma charmosa vila de casas na Travessa Virgílio de Araújo Valim, nº 167, no Distrito Industrial Primavera, o espaço abriga diversas iniciativas: A Editora Contracorrente, a Livraria Contracorrente, Escola de Música do Cordão; a Luthieria Toledo, especializada na fabricação de pandeiros e um projeto de agroecologia, com hortas orgânicas e produção agroflorestal.
Além da infraestrutura, o Projeto Cordão realiza eventos culturais marcantes, como o Festival de Inverno, um espaço de encontro, debate, formação musical, produção editorial, agroecologia e eventos artísticos de alto nível — tudo com foco na promoção da cultura, do pensamento livre e da vivência comunitária.
* Com informações da Assessoria do Grupo Tirambaço