Representante de Blumenau-SC leva dupla vitória na 42ª Fampop

Representante de Blumenau-SC leva dupla vitória na 42ª Fampop

legenda: Edição marcada pela retomada do festival foi encerrada no domingo, 12, com show do patrono Chico César; confira o resultado completo

Fonte da Foto: Secom

A canção "Corrente das Marés", concorrente de Blumenau-SC, foi a vencedora da 42ª Feira Avareense da Música Popular (Fampop).

A final do tradicional festival foi realizada no domingo, 12, na Concha Acústica. Os ganhadores foram revelados ao público após o show do patrono Chico César.

A edição distribuiu mais de R$ 40 mil em prêmios. Composição de Thiago Barbosa Augusto e Gregory Haertel, "Corrente das Marés", inscrita por Blumenau, foi interpretada pela cantora Bruna Moraes e pelo músico Thiago K, ambos já premiados em outras categorias em edições anteriores da feira.

E foi premiação em dose dupla, já que "Corrente das Marés" também venceu a categoria Aclamação Popular.

Interpretada pelo cantor Élio Camalle, "Pá Rezá" (Élio Camalle/Daniel Gonzaga) ficou em segundo lugar.

Vinda de Macapá (AP), "Meyre Baraka" (Enrico de Micelli/Joãozinho Gomes), interpretada por Deize Pinheiro, foi a terceira colocada na 42ª Fampop.

Mais resultados

Grazi Medori foi eleita a melhor intérprete da edição. A categoria instrumental foi vencida por "Frevo pra Belle" (Gustavo Virissimo) e "Admita" (Fernando Lopes) foi a ganhadora da categoria Melhor Música Avareense.

Os concorrentes foram acompanhados pela banda de apoio da Fampop, formada pelos músicos Du Javaro (teclados e coordenação musical), Maú Bruno (baixo), Watcho Parizze (bateria), Geandré Freitas (percussão), Guilherme Andrades (sax e flauta) e Sandro Carvalho (guitarra).

A apresentação ficou a cargo de Angelo Zanotto, secretário de Comunicação de Avaré, com a abertura da cantora Vanessa Reis, que interpretou a canção tema da feira durante as quatro noites.

A 42ª Fampop contou ainda com a transmissão simultânea em Libras das intérpretes Yasmin Barreto e Carol Barreto.

Resgate

A edição, que teve como foco a retomada de um dos mais importantes festivais musicais do país, é uma realização do Governo Roberto Araujo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e da UniFSP.

O prefeito Roberto Araujo participou da solenidade de abertura e destacou o projeto de dar continuidade ao legado da verdadeira Fampop.

A organização comemorou o resultado. "É o resgate de um patrimônio cultural de Avaré, reafirmando o compromisso da nossa gestão com a valorização da música autoral e dos artistas que constroem a identidade do nosso povo", comemora Thais Francini, secretária Municipal da Cultura.

Eventos paralelos

Ainda dentro da proposta de reformulação da feira, a 42ª Fampop trouxe de volta o produtor Juca Novaes, um dos fundadores do festival, para a direção artística da Fampop.

Outra novidade foi a recuperação de um evento paralelo que fez história no festival: o Encontro de Letristas.

O bate-papo coordenado pelo professor Pasquale Cipro Neto reuniu a escritora Alice Ruiz, o letrista Carlos Rennó e o cantor e compositor Celso Viáfora, além de Juca Novaes.

O lançamento do livro "Marisa Monte: Notas Além da Música", escrito pelo professor Emerson Rossetti, doutor em Estudos Literários pela UNESP, também fez parte da programação paralela da 42ª Fampop, realizada no espaço cultural Projeto Cordão.

Shows

Além do patrono Chico César, que foi concorrente a Fampop de 1991, quando ganhou o prêmio de Melhor Letra com "Bêradero", e foi vice-campeão na Fampop de 1992, desta vez com a canção "Dança", a programação musical contou com os shows dos avareenses Fernanda Freitas e João Gabriel, além do grupo paulistano 5 a Seco.

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também