Projeto estimula espírito empreendedor entre alunos da escola Dondoca
legenda: Estudantes criaram feira escolar como parte de projeto de educação financeira; inciativa é parceria com SEBRAE
Fonte da Foto: SecomUma feira escolar, na qual estudantes simbolicamente comercializaram produtos confeccionados em sala de aula, foi a etapa final do projeto "Pequenos Criadores e Jovens Empreendedores".
O trabalho foi protagonizado por alunos do 3º ano e do 4º ano da Escola Municipal Profª Maria Theresa de Oliveira Picalho – Dondoca.
Parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o SEBRAE, a iniciativa estimula a educação financeira e a cultura empreendedora, por meio do desenvolvimento de soluções criativas e da capacidade de transformar ideias em realidade.
A iniciativa tem apoio do prefeito Roberto Araujo.
Pais e membros da comunidade participaram da atividade como "clientes" das lojinhas criadas pelos estudantes.
Etapas
Trabalho em equipe e cooperação foram alguns dos temas debatidos durante a primeira fase do projeto, que incluiu atividades lúdicas e dinâmicas.
Orientados pelos professores, os estudantes realizaram pesquisas e interligaram seus produtos ao tema da saúde, criando itens voltados ao bem-estar e higiene.
Os alunos se envolveram em todas as etapas: criação dos produtos, elaboração de cartazes e folders de divulgação, além da confecção de rótulos e propagandas, desenvolvendo senso de organização e trabalho coletivo, respeito e empatia.
"A proposta foi desenvolver conceitos básicos de finanças, como comprar, vender e fazer cálculos, de maneira lúdica e divertida", ressaltou Elaine Saito, gestora da unidade educacional.
O empenho dos alunos durante o desenvolvimento do projeto foi comemorado pela professora Juliana Tavares. "Será um diferencial na formação", destacou a docente.
A Secretaria Municipal de Educação também comemorou o resultado, reiterando o compromisso de oferecer uma formação inovadora, que estimula a autonomia, a responsabilidade e prepara os estudantes para os desafios do futuro.
