Projeto dos fogos de artifícios sem estampido será votado nesta segunda-feira

Projeto dos fogos de artifícios sem estampido será votado nesta segunda-feira

legenda: Adiamento para depois do Carnaval provocou revolta nos ativistas que são novamente aguardados em grande número

Fonte da Foto: Arquivo

O Projeto de Lei 06/2020 de autoria da vereadora Professora Adalgisa Ward (PV), subscrito por Toninho da Lorsa (PSDB) volta à discussão na Câmara Municipal na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 2 de março. O projeto visa disciplinar a utilização de fogos de artifícios com estouro ou estampido no município, ou seja, se aprovado a venda deverá ser restrita apenas a fogos que não produzem barulho.

Na sessão do dia 17 de fevereiro houve muita discussão em torno do projeto, com ativistas presentes no auditório que protestavam a cada manifesto dos vereadores. A bancada do prefeito Jô Silvestre insistiu em dizer, através de vereadores como Coronel Morelli, Roberto Araujo e Estati do Bar, que o projeto “é falho porque não possui laudos técnicos sobre danos que os fogos com estampidos possam causar a animais e pessoas portadores de Transtorno do Espectro Autista. Nem mesmo o depoimento da mãe de um autista feito durante a Tribuna Livre sensibilizou os vereadores da situação.

Por outro lado, os vereadores da oposição defenderam o projeto de lei e contestaram as justificativas da bancada do prefeito, afirmando que a falta de laudos não seria motivo para que a votação fosse adiada. Mesmo assim e com o voto de minerva do vereador e presidente Barreto do Mercado, o pedido de vistas do vereador Estati do Bar foi aprovado pelo placar de 7 a 6.

Votaram contra o adiamento do projeto os vereadores Cabo Sérgio, Adalgisa Ward (autora), Toninho da Lorsa (subscritor), Marialva Biazon, Flávio Zandoná e Ernesto Albuquerque. Foram a favor do adiamento os vereadores Alessandro Rios, Ivan da Comitiva, Jairinho do Paineiras, Roberto Araujo, Coronel Morelli e Estati do Bar (que pediu as vistas). O desempate foi feito pelo presidente Barreto do Mercado.

Ativistas das causas animais e possivelmente familiares de pessoas autistas são esperadas em grande número na sessão ordinária de segunda-feira, dia 3, que começa às 19 horas.

Com informações do Jornal A Comarca

Compartilhar:
Veja Também