Projeto de Resolução institui o Centro de Formação do Legislativo de Avaré

Projeto de Resolução institui o Centro de Formação do Legislativo de Avaré

legenda: Iniciativa visa se tornar um centro de referência para o aprendizado contínuo de servidores, vereadores e da população em geral

Fonte da Foto: Internet Ilustrativa

A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Avaré está prestes a se tornar pioneira da região como um centro de referência para o aprendizado contínuo de servidores, vereadores e da população em geral. Na sessão ordinária de segunda-feira, 12, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Resolução 005/2025 que institui o Centro de Formação do Legislativo de Avaré.

Trata-se de uma “escola” onde se pretende fortalecer a ligação entre o Poder Legislativo e a comunidade, disseminando conhecimento, informação e incentivando a participação popular por meio de uma variedade de atividades educacionais, incluindo cursos, palestras, seminários e projetos diversos.

O presidente da Câmara, vereador Cabo Samuel Paes (PSD), a princípio, explica que a instituição do Centro de Formação da Escola do Legislativo de Avaré visa o desenvolvimento de habilidades oferecendo suporte conceitual e prático para os servidores e vereadores do legislativo municipal, melhorando suas habilidades e conhecimentos em áreas como processo legislativo, comunicação escrita oficial e função fiscalizatória.

“Pretendemos desenvolver projetos dentro da escola do legislativo que vão além do nosso quadro de servidores e vereadores, envolvendo a população para que ela também participe e entenda melhor o funcionamento de uma Câmara. Queremos oferecer cursos que deem oportunidades para atingirmos todos os públicos, passando pelo infantil, adolescente, melhor idade; ou ainda projetos envolvendo o público feminino para combate à violência ou incentivo à vida política, enfim, pretendemos convidar todos à participação cívica, promovendo a compreensão do funcionamento do setor público e a importância do papel de cada cidadão na construção de uma sociedade mais equitativa”, justifica o presidente.

De acordo com o projeto, os cursos e demais atividades do Centro de Formação do Legislativo de Avaré serão ministrados por professores ou empresas contratadas ou que tenham estabelecido parcerias ou convênio com a Câmara Municipal. “Os professores e palestrantes do Centro de Formação do Legislativo de Avaré deverão ter habilitação acadêmica ou profissional, preferencialmente com capacitação docente, assim como capacidade técnica e didática suficientes para a atividade de magistério no âmbito da escola e no escopo de seus objetivos”, ressalta o vereador Samuel Paes.

São várias as escolas do legislativo em operação por todo o território nacional, entre câmaras municipais, assembleias legislativas e até mesmo a câmara dos deputados de Brasília. “O conjunto de ações que pretendemos desenvolver no centro certamente fortalecerá não apenas a Câmara Municipal de Avaré, mas também a consolidação da própria democracia”, finaliza o presidente Samuel Paes.

Compartilhar:
Veja Também