Projeto cria política de atenção à saúde das mulheres no climatério e menopausa

Projeto cria política de atenção à saúde das mulheres no climatério e menopausa

legenda: Projeto também institui a Semana Municipal de Conscientização para Mulheres no Climatério e na Menopausa, a ser realizada, anualmente, na primeira quinzena do mês de março

Fonte da Foto: Internet Ilustrativa

A Câmara Municipal de Avaré aprovou na sessão de segunda-feira, 12, projeto de lei que institui a Política Municipal de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa. A proposta é de autoria da vereadora Professora Adalgisa Ward (Podemos) e propõe diretrizes para informar, humanizar e qualificar o atendimento às mulheres no climatério e na menopausa, garantindo assistência e amparo à sua saúde física e mental.

O climatério e a menopausa representam momentos significativos na saúde feminina, caracterizados por alterações hormonais que podem impactar tanto a saúde física quanto a mental. Sintomas como ondas de calor, alterações do sono, ansiedade, depressão, osteoporose e aumento do risco cardiovascular exigem um olhar atento e uma abordagem multidisciplinar para garantir o bem-estar das mulheres. No entanto, muitas vezes, a falta de informação e de políticas públicas específicas leva ao desconhecimento sobre essas mudanças e à negligência na assistência adequada.

“O projeto visa estimular campanhas educativas, seminários e a participação da comunidade na formulação de políticas públicas, proporcionando maior conscientização sobre os sintomas, exames, e tratamentos disponíveis. Além disso, busca incentivar profissionais de saúde a adotarem práticas mais humanizadas e especializadas no atendimento a essas mulheres”, explica a vereadora Adalgisa.

A política tem os seguintes objetivos: garantir o acesso gratuito a medicamentos hormonais e não hormonais pela Prefeitura nas unidades municipais de saúde pública e privada conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS); assegurar a realização de exames diagnósticos; disponibilizar o tratamento contínuo e individualizado e garantir acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado às mulheres desde o diagnóstico.

Além disso, o projeto também pretende instituir a Semana Municipal de Conscientização para Mulheres no Climatério e na Menopausa, a ser realizada, anualmente, na primeira quinzena do mês de março, período em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Compartilhar:
Veja Também