Projeto Angra Doce vai fortalecer o turismo regional

Projeto Angra Doce vai fortalecer o turismo regional

legenda: Alckmin e Richa assinam protocolo de intenções do projeto

Fonte da Foto: Governo de SP

Os governadores Geraldo Alckmin (SP) e Beto Richa (PR) assinaram no último dia 3, sexta-feira, um protocolo de intenções para estruturar as ações turísticas na região de Angra Doce, que está localizada no entorno da Usina Hidrelétrica de Chavantes, na confluência dos rios Paranapanema e Itararé, na divisa entre os dois estados.

Com o protocolo, a região do Angra Doce passa a ser formalmente reconhecida como área de especial interesse turístico. O objetivo é utilizar o turismo para promover o desenvolvimento sustentável integrado da região, aliado à conservação dos recursos naturais, fomento da economia local, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população, elevando o IDH-M da região. 

Projeto

O projeto de Angra Doce engloba 15 municípios situados no entorno da usina. A região é propícia para a prática de vários esportes, como rafting, canoagem, trekking, asa delta, parapente, equitação e pesca esportiva. Além disso, também possui cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima, que foi destruída durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e reconstruída quatro anos mais tarde. 

Interesse turístico

Cinco municípios do Paraná (Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Salto do Itararé e Siqueira Campos), e dez de São Paulo (Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Piraju, Ourinhos e Timburi) serão impactados pelas ações em Angra Doce. 

“É um projeto muito completo e abrangente, que atende tanto a questão turística, que vai gerar muito emprego e renda para a nossa população, e ainda vai preservar o nosso meio ambiente. Isso certamente vai mudar o perfil econômico e social dessa importante região do Paraná e de São Paulo”, disse Richa. 

O governador do Paraná também lembrou da importância da união de dois grandes estados para o desenvolvimento de um projeto. “Ao trabalharmos juntos, damos mais força ainda às propostas. A última vez que o governo de São Paulo e do Paraná se reuniram foi em 1984, quando os governadores José Richa e André Franco Montoro criaram o Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia para preservar a Mata Atlântica, que ainda está intocada na região.” 

Tombada pelo Patrimônio Histórico, é a única ponte pênsil do Brasil com o piso e as laterais revestidos em madeira. 

O governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, reforçou, também, a importância da parceria. “É uma boa parceria entre dois estados irmãos, unidos pelas águas do Paranapanema. Vamos trazer empreendedores para a região, promover esporte náutico, pesca e trazer hotéis em um lugar cheio de belezas naturais perto de Curitiba e de São paulo, promovendo sempre o turismo, que hoje é uma das fontes de emprego e renda”, disse. 

A assinatura da parceria teve a presença de representantes do governo federal e de secretários de estados das pastas diretamente envolvidas no projeto, além de lideranças regionais políticas, empresariais, de universidades e da sociedade civil organizada. 

“Com a assinatura desse pacto interestadual haverá muitos investimentos aqui na região que nos darão condições para atender e recepcionar os turistas”, disse o prefeito do município paranaense de Ribeirão Claro, Mário Pereira.

O plano de desenvolvimento sustentável da região inclui proteção ambiental com utilização de energia limpa, reciclagem e reutilização de materiais; adoção de políticas públicas inclusivas e redistributivas; incentivo à economia criativa, à valorização da cultura e gastronomia local e respeito aos direitos humanos. 

A proposta, que é chancelada como projeto inovador pelo Programa Cidades da Organização das Nações Unidas (ONU), é montar uma governança envolvendo vários setores dois estados, envolvendo secretarias de governo, universidades e sociedade civil. 

“Belezas naturais, tranquilidade, lazer, turismo, tudo isso com sustentabilidade e economia pujante. Oferecer mais esta opção de turismo baseado no desenvolvimento sustentável da região é o objetivo dos governos do Paraná e de São Paulo e toda a comunidade da região do Angra Doce”, destacou o secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior, cuja pasta está capitaneando o projeto no estado. 

Compartilhar:
Veja Também