Primavera no estado de SP tem previsão de 40ºC e alerta para queimadas
legenda: Temperatura deve chegar aos 36º em Avaré ao longo da semana; termômetros despencam a partir de sexta-feira (27) e há risco de chuvas
Fonte da Foto: internet ilustrativaA formação de uma massa de ar quente e seco na região central do Brasil promete elevar as temperaturas e reduzir a umidade do ar em São Paulo durante a primeira semana da primavera, pelo menos até a próxima quinta-feira (26). As previsões indicam que a temperatura máxima na capital pode alcançar 36°C, enquanto algumas cidades do interior devem registrar até 40°C.
Em Avaré, de acordo com a Climatempo, a temperatura deve chegar aos 36º graus, mas a sensação de calor pode atingir os 40º até quinta-feira, 26. Já a partir de sexta (27) os termômetros despencam até 10º, podendo chover ao longo do final de semana.
Queimadas
A combinação de baixa umidade e clima seco intensifica o alerta para queimadas que afetaram o estado até a semana passada. Em razão disso, novos alertas sobre os riscos de incêndios foram emitidos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) declarou um alerta de perigo potencial para a baixa umidade e a onda de calor, abrangendo São Paulo e Minas Gerais, além de partes do Centro-Oeste, Nordeste e Paraná, nesta primeira semana da estação.
De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, quase todo o estado está em situação de emergência devido ao risco de incêndio até a próxima quinta-feira (27).
A previsão para esta segunda-feira (23) aponta uma máxima de 33°C em Avaré, com temperaturas aumentando progressivamente até alcançar 36°C na quarta e quinta (27). Durante a semana, o Inmet indica que a umidade relativa do ar pode cair para 20%, especialmente no período da tarde. A Organização Mundial da Saúde diz que se a umidade ficar abaixo de 60%, já há riscos à saúde. A recomendação é que a população aumente a ingestão de água e evite a exposição ao sol entre 11h e 16h.
VEJA ABAIXO A PREVISÃO PARA A SEMANA EM AVARÉ