Prefeitura mantém restrição sobre lotéricas e cultos religiosos

Prefeitura mantém restrição sobre lotéricas e cultos religiosos

legenda: Executivo também se manifesta sobre vacinação contra a gripe e atualização de dados sobre pandemia do coronavírus

Fonte da Foto: Internet/Ilustrativa

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré informa: em que pese a adoção de medidas por parte da Presidência da República para incluir os cultos religiosos e casas lotéricas no grupo de serviços essenciais, a Prefeitura de Avaré esclarece que estão mantidas as restrições contidas no Decreto Municipal Nº 5778 de 21 de março, onde tais atividades não são consideradas como de utilidade essencial à garantia da vida humana nos termos já indicados e devidamente fundamentados.

Desta forma, está vedado o funcionamento de tais setores em todo o município sob pena de infração grave à ordem pública sob o aspecto sanitário em prejuízo da segurança de mais de 90 mil que aqui residem.

A decisão do prefeito está de acordo com o que vem sendo reconhecido pela Justiça, especialmente o Supremo Tribunal Federal que, em recente decisão do ministro Marco Aurélio de Melo, reconheceu que cabe aos prefeitos municipais exercer a competência concorrente para restringir o acesso de pessoas em áreas públicas, bem como determinar que medidas de ordem a sanitária sejam aplicadas para preservar a vida humana, evitando a disseminação do novo coronavírus de forma ainda mais acelerada.

A manutenção dos efeitos do Decreto Nº 5778/2020 é extremamente imprescindível neste momento e não é diferente do que o mundo tem observado, todos com o mesmo propósito: salvar vidas e evitar o colapso no sistema público de saúde.

SISTEMA DRIVE-THRU - Como anteriormente divulgado, a Secretaria da Saúde de Avaré não prevê a adoção do sistema de vacinação dos pacientes em veículos, o chamado sistema "drive-thru" por não haver, neste momento, profissionais de saúde suficientemente disponíveis sem provocar prejuízo a outras frentes de atendimento que a cidade e o momento exigem.

Neste 3º dia da Campanha Nacional, a logística divulgada que consiste em vacinar a população mais idosa em escolas públicas já tem apresentado uma resposta eficiente da população e maior colaboração dos idosos que comparecem aos locais.

Até terça-feira, 25, 4.792 pessoas acima de 60 anos já haviam sido imunizadas em Avaré, o que representa cerca de 44% dos 10.721 idosos cadastrados no município. Os números oficiais do Ministério da Saúde mostram que a metodologia adotada está correta e principalmente, o objetivo vem sendo alcançado.

VACINAÇÃO EM IDOSOS ACAMADOS - Conforme já divulgado, a partir da próxima semana, as equipes da Secretaria da Saúde de Avaré vão iniciar a vacinação dos idosos que estejam acamados em suas próprias residências.

Para isso, os dados estão sendo atualizados para que todos sejam atendidos o mais brevemente possível. É só aguardar a divulgação do início do serviço.

Vacinação no Costa Azul e em Barra Grande

Costa Azul: A vacinação no bairro será realizada nos dias 30 de março e 1º. de abril na CEI "Ana Soares De Oliveira", das 13:30 às 16 horas.

Barra Grande: A vacinação no bairro será realizada nos dias 31 de março e 2 de abril no Posto de Saúde do Bairro, das 13:30 às 16:00h.

VACINAÇÃO NA ZONA RURAL - A Secretaria da Saúde informa que, concluídas as etapas de vacinação dos idosos acamados, dos moradores dos bairros Costa Azul e Barra Grande, deverá divulgar o calendário para levar a campanha de vacinação até os moradores da zona rural do município, que devem aguardar a definição dos dias, locais e horários.

NÚMERO DE CASOS DO NOVO CORONAVÍRUS - Os dados atualizados em Avaré são: 01 caso suspeito - paciente internado no Hospital da Unesp de Botucatu, ainda sem resultado oficial dos exames complementares, mas que evolui bem ao tratamento e tem alta prevista para os próximos dias; 01 caso DESCARTADO - paciente encaminhado na semana anterior para o Hospital da Unesp de Botucatu que, após exames mais específicos, descartou tratar-se de infecção por coronavírus; Casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRA) - 02 casos de SRA, acientes que não se enquadram no diagnóstico prévio de infecção pelo coronavírus estão internados na Santa Casa de Misericórdia de Avaré e não devem ser considerados como suspeitos. O diagnóstico não os considera como passíveis de contaminação; 01 caso de SRA - paciente com internação na Santa Casa de Misericórdia de Avaré prevista para esta quinta, 26.

Compartilhar:
Veja Também