Prefeito sanciona lei da vereadora Carla Flores que cria a Rua do Grau

Prefeito sanciona lei da vereadora Carla Flores que cria a Rua do Grau

legenda: Praticantes de “Wheeling” em breve terão espaço para realização de manobras radicais e eventos

Fonte da Foto: Internet - Ilustrativa

O prefeito Jô Silvestre (PSDB) sancionou na última semana a nova lei municipal de autoria da vereadora e 2ª secretária Carla Flores (MDB), que cria a “Rua do Grau”. Trata-se de um espaço para que praticantes de “Wheeling” possam realizar manobras radicais com suas motocicletas, bem como realização de eventos do gênero.

De acordo com regras criadas por associações diversas de Wheeling, a modalidade consiste na realização de manobras e acrobacias de solo com motocicletas, e também com bicicletas, sejam com duas ou quatro rodas, nas quais força e equilíbrio são exigidos dos praticantes.

“Como já disse, durante minhas campanhas, tanto para vereadora como para deputada federal, fui procurada por praticantes de Wheeling que pediram a criação de um espaço para a realização de manobras radicais, um local que oferecesse segurança tanto para motociclistas e ciclistas como para o público que gosta de apreciar eventos dessa natureza”, destacou Carla Flores.

A vereadora também ressaltou o lado polêmico do assunto, pois já foi indagada sobre a possibilidade de ocorrerem acidentes mesmo num local apropriado. “São inúmeras as cidades que já criaram ou estão criando espaços para a prática de Wheeling, como as capitais Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), onde manobras com motos estão se tornando práticas esportivas”, salientou a vereadora.

Com relação ao quesito segurança, Carla Flores frisa que a nova legislação possui dispositivos que visam garantir a proteção de praticantes e também do público. “Já tivemos no passado, aqui mesmo em Avaré, acidente com vítima fatal durante manobra com motocicleta praticada em via pública. Uma irresponsabilidade que precisa ser coibida, e a criação da ‘Rua do Grau’ surge como uma forma de regularizar essas manobras, retirando-as das vias públicas onde elas são proibidas e sujeitas a multas, e oferecendo mais segurança a seus praticantes”.

Para a vereadora, muitos esportes radicais oferecem perigos a quem os pratica, “como aquelas manobras realizadas por pilotos experientes de motocross que chegam praticamente a voar em suas motos durante exibições dos mais variados estilos. São manobras que podem ser fatais e que são realizadas em espaços próprios, espaços esses que obrigatoriamente têm de disponibilizar equipes de primeiros-socorros e tudo mais que possa garantir a segurança dos pilotos”, conclui Carla Flores.

O QUE REGE A LEI

Art. 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a criar espaço destinado a prática esportiva do Wheeling, esporte de manobras radicais praticado por motociclistas. Incentivando a modalidade esportiva com segurança e reconhecendo este esporte de forma regularizada que vem ganhando espaço no nosso município, incluindo dentro de caracterização, programação de eventos esportivos oficiais da cidade.

Art. 2º - O espaço será devidamente sinalizado e conterá tendas para manutenção das motos, abrigo de equipes e fiscais, além de outros considerados indispensáveis para as exibições. Como uma prática esportiva saudável.

Art. 3º - Durante os shows de Wheeling é obrigatória a presença de profissionais de saúde para atendimentos emergenciais, além de uma ambulância para condução de eventuais acidentados, profissionais das áreas da segurança pública e do Corpo de Bombeiros.

Art. 4º - Não será admitida no espaço a presença de motocicletas sem os equipamentos de segurança indispensáveis à prática esportiva, nem os veículos com documentação irregular e nem a pilotagem por pessoa sem a devida Carteira de Habilitação (CNH).

Art. 5º - A Prefeitura da Estância Turística de Avaré incentivará a formação de associação representativa da classe dos praticantes do Wheeling e promoverá eventos alusivos à modalidade, como forma de oferecer opções de entretenimento aos moradores e visitantes.

Art. 6º - Fica autorizado o município a incluir no calendário de eventos, estas e outras modalidades compreendidas como esportes radicais.

Compartilhar:
Veja Também