Prefeito de Taquarituba tem o mandato cassado pela Câmara de Vereadores

Prefeito de Taquarituba tem o mandato cassado pela Câmara de Vereadores

legenda: Éder Miano (PP) foi investigado por Comissão Processante (CP) após denúncia de que ele pediu informações sigilosas ao Conselho Tutelar da cidade

Fonte da Foto: Arquivo Pessoal

Os vereadores de Taquarituba cassaram o mandato do prefeito Éder Miano (PP) em sessão que começou na noite de segunda-feira (9) e durou sete horas, terminando já na madrugada desta terça-feira (10).

A sessão legislativa começou às 20h e foi aberta ao público, e também pôde ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais da Câmara.

Depois da leitura do processo e posicionamento da defesa, os parlamentares decidiram, por oito votos a três, pela procedência da acusação, que foi investigada por meio de uma Comissão Processante (CP) aberta em março na Câmara de Vereadores.

A CP foi criada para apurar denúncias de infrações político-administrativas do chefe do Executivo.

Segundo a denúncia, o prefeito tentou obter informações sigilosas do Conselho Tutelar da cidade, motivado por interesses pessoais, e pressionou uma servidora para "passar tudo o que ocorresse no setor".

A denúncia aponta ainda que a funcionária foi transferida do Conselho Tutelar, setor onde trabalhava há quase uma década, por não ter passado ao prefeito detalhes de um caso especifico acompanhado pelo órgão.

Com o resultado da votação, que saiu na madrugada, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Alexandre Rodrigues de Almeida (PV). O vice-prefeito de Taquarituba (SP), José Aparecido Veiga (Podemos), morreu de Covid-19 em junho do ano passado depois de ficar quase três meses em tratamento.

O prefeito Éder Miano não se posicionou sobre a decisão até o momento.

FONTE: G1 ITAPETININGA

Compartilhar:
Veja Também