PM orienta quanto ao uso de quadriciclos nas praias da represa jurumirim

PM orienta quanto ao uso de quadriciclos nas praias da represa jurumirim

legenda: Quem descumprir as regras poderá ter o veículo apreendido e removido

Fonte da Foto: Reprodução G1 Itapetininga - Arquivo Pessoal

O comando do 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Avaré, está lançando uma campanha de conscientização quanto ao uso de quadriciclos nas praias localizadas ao longo da Represa de Jurumirim.

Nessa época do ano aumenta consideravelmente o número de banhistas que se utilizam das inúmeras praias existentes nas cidades banhadas pelo reservatório, e isso consequentemente faz com que o uso dos quadriciclos também cresça.

O problema maior com relação a esses veículos é que muitas vezes eles são entregues nas mãos de menores, contrariando as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) bem como as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com a Resolução Contran Nº 573 de 16/12/2015: todos os quadriciclos devem ser registrados e licenciados para poderem circular pelas vias públicas brasileiras; devem ser emplacados e os condutores habilitados na categoria “B”; é obrigatório o uso de capacete, viseira ou óculos de proteção para o condutor e passageiro; e proibido o transporte de crianças menores de 7 anos.

“Quem descumprir as regras, o quadriciclo poderá ser removido para o  depósito de veículos apreendidos, conforme rege o Artigo 230 inciso V do CTB”, informa o Setor de Comunicação Social do 53º BPM/I.

Esse ano nenhuma denuncia foi registrada até o momento, mas vários veículos de comunicação já flagraram em anos anteriores menores pilotando quadriciclos nas praias da orla da represa, a maioria sem nenhum equipamento de segurança, como, por exemplo, capacete e viseira.

Compartilhar:
Veja Também