Piraju comemora 139 anos com extensa programação festiva

Piraju comemora 139 anos com extensa programação festiva

legenda: Atrações começam na quinta-feira e se estendem até domingo, 20

Fonte da Foto: Guia do Turismo Brasil

A Estância Turística de Piraju comemora neste dia 20 de janeiro, 139 anos de emancipação político-administrativa com uma extensa programação festiva. As atividades começam na quinta-feira, 17, e se estendem até domingo, 20.

Piraju é uma cidade pitoresca na região cafeeira do Estado de São Paulo, distante 340 km a oeste da capital, próxima à fronteira com o Paraná.

Em 1915, sua população era somente de 4.000 habitantes. Hoje, totaliza quase 30 mil. Piraju foi a segunda menor cidade do Brasil – após Bom Sucesso-Minas Gerais – a ter um bonde elétrico. Também foi uma das poucas cidades do Brasil a ter linhas rurais de bonde elétrico.

Nas terras da atual Estância de Piraju viviam pequenas tribos indígenas Cayowá, em pontos próximos ao rio Paranapanema e outros riachos. Provavelmente, foi com estes nativos que originou a primeira designação conhecida do local, “Tijuco Preto”, que pela linguagem tupi-guarani significa “caminho de entrada”.

A partir de 1800, aos poucos, o local passou a se tornar ponto de ligação entre as províncias de São Paulo e Paraná e parada de viajantes. Em razão da fertilidade da terra e abundância de água, alguns colonos foram se estabelecendo, até que, em 1860, as famílias Arruda, Faustino e Graciano doaram parte de suas propriedades para a criação do Patrimônio de São Sebastião.

Em 1871, foi instituída a Freguesia "São Sebastião do Tijuco Preto", pertencendo ao município de São João Batista do Rio Verde, hoje Itaporanga.

Elevada à categoria de Vila, tornou-se município em 25 de abril de 1880, pela Lei Provincial 111, mas somente em 1891 recebeu sua denominação definitiva, "Piraju", derivada de "pira-yu" (peixe amarelo, em tupi-guarani), em razão da grande quantidade do peixe “dourado”, nas águas do rio Paranapanema.

Em 2002, transformou-se em Estância Turística, título atualmente restrito a um grupo de municípios paulistas e que garante verbas estaduais adicionais para investimento turístico.

Além do potencial turístico, hoje, Piraju é município conhecido internacionalmente pela produção de café de qualidade, iniciado com produtores filiados à PROCED (Associação dos Produtores de Café Descascado de Piraju e Região). Destaque-se também a APPI (Associação de Plasticultores de Piraju e Região), integrando produtores de horti-fruti de alta qualidade.


PROGRAMAÇÃO

17/01 - QUINTA-FEIRA
Cinema Na Praça
13h30: O Touro Ferdinando
15:30: Vingadores "Guerra Infinita"
Local: Praça Ataliba Leonel
20h: Extraordinário
Local: Praça dos Expedicionários - Nosso Teto
18/01 - SEXTA-FEIRA
Cinema Na Praça
16h: Os Incríveis II
18h: Extraordinário
20h: Fala Sério Mãe
Local: Praça Ataliba Leonel
19/01 - SÁBADO
Sábado Cultural e Agita Praça
15h: Agita Praça - Edição IX;
16h: Apresentações culturais - Grupos de Dança, Capoeira e Música;
20h: Grupo de Violeiros de Fartura;
22h: Show com Kaike & Alessandro, artistas convidados e animação Dj JP e
Anderson Moreira
Local: Praça Benedito Silveira de Camargo - Brasilinha
20/01 - DOMINGO
Ato Cívico, Esporte e Lazer
08: Ato Civico, Apresentação da Banda Municipal de Piraju e Lançamento Do
Hino Oficial de Piraju – Letra e Música
Local: Pátio da Prefeitura Municipal
08:30: Ciclo Turismo Piraju
Local: Praça Ataliba Leonel
13h: I Open SLALOM Duol Piraju
17h: Procissão Fluvial e Missa Campal
Local: Praça Benedito Silveira de Camargo – Brasilinha

Compartilhar:
Veja Também