Pipas causaram 48 interrupções de energia em Avaré em 2019

Pipas causaram 48 interrupções de energia em Avaré em 2019

legenda: CPFL alerta população para os riscos de acidentes durante as férias escolares

Fonte da Foto: Internet/Ilustrativa

Com as férias escolares do começo do ano, crianças e adolescentes aproveitam para curtir uma das mais antigas e tradicionais brincadeiras da infância - empinar pipa. Para que a diversão não vire um acidente grave ou, muitas vezes, fatal, a CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, alerta pais e filhos para os riscos de se soltar pipa próximo à fiação elétrica.

Entre 2018 e 2019, apenas nas cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz, a companhia registrou 306 interrupções motivadas por pipas próximas à rede elétrica.“Nessa época, é preciso que pais e responsáveis redobrem a atenção com as crianças durante a brincadeira. Os impactos para a população podem ser graves - colocando em risco a segurança dos pequenos durante as férias escolares e prejudicando a qualidade do fornecimento de energia”, afirma Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia.

Na comparação entre os últimos dois anos, é possível perceber uma queda de 25% nas interrupções causadas por pipas. Foram 406 casos registrados em 2018 frente a 306 em 2019.Reflexo da intensificação,a cada período de férias escolar, dos alertas da CPFL Santa Cruz sobre os riscos da brincadeira perto da rede elétrica por meio da campanha Guardião da Vida.

Uma das principais causas dos acidentes está relacionada ao uso de cerol - mistura de cola, limalha e vidro moído -, e da "linha chilena". Vale ressaltar que o uso dos dois componentes é considerado crime. Além disso, estas linhas provocam curtos-circuitos e choques, podendo até ser um risco para ciclistas, motociclistas e a população em geral.

RANKING - Liderando o ranking das 10 cidades com mais interrupções no fornecimento de energia causada por pipas em 2019 está Itapetininga, com 66 ocorrências. Em segundo lugar, vem Mococa, com 49 desligamentos, seguido por Avaré, com 48.

A iniciativa de conscientização da CPFL Santa Cruz faz parte da campanha Guardião da Vida, que desenvolve ações visando estimular a comunidade a adotar atitudes mais seguras como parte responsável pela vida de outras.

FONTE: Jornal A Comarca, com assessoria

Compartilhar:
Veja Também