Penitenciária II de Avaré realiza testagem em massa de Covid-19

Penitenciária II de Avaré realiza testagem em massa de Covid-19

legenda: Realização das coletas contou com apoio de profissionais de saúde que atuam em unidades vizinhas

Fonte da Foto: Divulgação

Marcus Liborio – CRN

 A Penitenciária II “Nelson Marcondes do Amaral” de Avaré realizou, nos dias 2 e 3 de março, testagem em massa para a Covid-19 em servidores e reeducandos. A intervenção ocorreu em parceria com a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Instituto Butantan.

Ao todo, 158 funcionários e 723 presos foram submetidos aos testes. As coletas de sangue foram encaminhadas ao Instituto para análise e laudos. Entre os servidores, não houve confirmação da doença.

Do total de presos testados, apenas dois tiveram resultado positivo para o novo coronavírus. Nenhum deles, porém, apresentou sintomas. Ambos estão afastados dos demais, recebendo o devido tratamento de saúde no setor de Enfermaria. Já o restante dos detentos da cela permanece em quarentena por 14 dias.

“Vários sentenciados já haviam feito testagem anterior pelo mesmo laboratório, não sendo permitido o novo teste”, justifica o diretor da unidade prisional, Joel Lopes da Silva, sobre a ação não ter incluído toda a população carcerária.

O diretor destaca, ainda, que a realização das coletas contou com o apoio de profissionais de saúde que atuam nas penitenciárias de Cerqueira César e Taquarituba, e também no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itatinga.

‘COMPLEMENTO’ - “A testagem é um complemento às ações já adotadas na nossa unidade prisional no que diz respeito ao combate e prevenção da Covid-19”, frisa Lopes da Silva. 

Segundo o diretor, o estabelecimento penal atua diuturnamente na atenção à saúde dos presos, o que passou a ser intensificado durante a pandemia do novo coronavírus.

Compartilhar:
Veja Também