Pedro Moreira, poeta de Itaí, lança livro pela Editora Patuá

Pedro Moreira, poeta de Itaí, lança livro pela Editora Patuá

legenda: O livro é uma coletânea de poemas escritos entre 2016 e 2020

Fonte da Foto: Facebook

A Editora Patuá, comandada pelo editor Eduardo Lacerda, acaba de lançar o livro Malemá (2021, R$ 40,00, 172 p.) do poeta Pedro Moreira. O livro é uma coletânea de poemas escritos entre 2016 e 2020. Trata da vida no interior e a subsequente saída em busca da educação universitária. Temas como distância, memória e política permeiam todo o livro. A relação com a natureza e o misticismo que circundava a vida na cidade de Itaí (SP), bem com os mitos e as lendas locais. E, sobretudo, a relação com a avó, a mãe e outras mulheres da vida do escritor.

O livro é dividido em quatro partes. A primeira, “Assim Assim”, fala sobre as relações com a família e com a terra natal, também com a linguagem regional. A segunda parte, “Teto Estrelado”, fala da mística do mundo interiorano que sobrevive às novidades tecnológicas. A terceira parte, “Sodade Sodade”, fala da saída do campo rumo ao estudo formal, na cidade de Rio Grande (RS), e a consequente experiência do exílio dentro do país continental. A quarta parte, “Paus e Pedras”, fala das implicações sociais e políticas na vida de um jovem estudante negro no Brasil de agora.

Malemá tem prefácio do poeta Rafael Mendes, autor de O ensaio do belo e do caos (Urutau, 2018) e posfácio do poeta Gabriel Sanpêra, autor de Fora da cafua (Urutau, 2018) e A ossada de um moleque (Oríkì, 2021). Para Rafael Mendes, "um dos pontos fortes dos poemas: as vozes que ecoam através da página são tanto reza quanto delírio". Já Gabriel Sanpêra escreveu que "Malemá convoca as duas faces de uma estória que embala acontecimentos numa canoa. Em alguns momentos é possível se sentir com os pés dentro de um balde de água quente".

Pedro Moreira (1995) nasceu em Itaí. Colaborou com algumas revistas literárias online, como Subversa, Mallarmargens e Desenredos. Editou a Idê, uma revista literária online, em que fazia a curadoria de textos de outros jovens escritores sem espaço consolidado no meio literário. Atualmente, mora na Casa do Estudante Universitário (CEU), no campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde estuda Letras.

 

O RELÓGIO

Quando eu tinha cinco anos

minha tia me chamou

e disse: — que horas é você?

Eu entendi mas era pequeno

meus olhos eram como ponteiros

olhando para ela

em taque tique em vez de tique taque

Devolvi a pergunta na mesma cor:

— que passeio é você?

mas ela respondeu que não sabia

Me pegou no colo

com todas as horas que lhe restavam

falando como eu tinha crescido

Eu entendia mas era pequeno

— que relógio era eu?

 

Informações

Título: Malemá

Ano: 2021

Preço: R$40,00

Páginas: 172

Editora: Patuá

Formato: Impresso

ISBN: 978-65-5864-059-2

Compartilhar:
Veja Também