Paróquias de Avaré e região divulgam suas programações de Páscoa. Confira!

Paróquias de Avaré e região divulgam suas programações de Páscoa. Confira!

legenda: Estão programadas cerimônias nas sete comunidades paroquiais avareenses e das cidades de Arandu, Cerqueira César e Iaras

Fonte da Foto: internet ilustrativa

Ponto alto da Semana Santa, o Tríduo Pascal é o conjunto de celebrações litúrgicas da Semana Santa, os quais transcorrem nos três dias antes do Domingo de Páscoa, data em que a Igreja Católica celebra a sua maior festa, a da Ressurreição de Cristo. Estão programadas cerimônias nas sete comunidades paroquiais da cidade.

Em 2024, a Quinta-feira Santa cai no dia 28 de março, quando o Tríduo Pascal se inicia com a missa vespertina e se conclui com a Vigília Pascal, no chamado Sábado Santo. “Os três dias formam como que uma só celebração, que resume toda a vida e missão de Jesus. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada solenemente no final da Vigília Pascal, no sábado à noite”, explica o padre Bruno Oliveira, pároco de Nossa Senhora das Dores.

Na missa da quinta à noite os católicos recordam a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial. “Na celebração da Ceia do Senhor, o gesto do lava-pés nos convida à humildade e ao serviço e nos lembra o mandamento novo que Cristo nos deixou. Depois de lavar os pés de seus apóstolos, nosso Senhor proclamou o seu novo mandamento para nos amarmos uns aos outros como ele nos amou”, diz o pároco.

A Sexta-feira Santa é o momento mais marcante da semana, quando os fiéis são chamados a refletir sobre o grande amor de Cristo para com a humanidade. “Celebramos esse dia com a proclamação da Palavra de Deus e a adoração da cruz. Tudo se cala diante do grandioso mistério de um Deus que se imola pela salvação de todos nós, pecadores”, prossegue o padre Bruno.

A Semana Santa, contudo, não termina na sexta-feira e sim no dia seguinte, na noite do sábado, quando a Igreja celebra festivamente a Vigília Pascal. “Nessa solenidade revivemos a vitória de Jesus que, vencendo a morte e o pecado, ressuscita glorioso. É uma celebração muito bonita e rica de simbolismos, como o fogo, a luz e a água, que lembram a vida nova que brota do Cristo Ressuscitado”, concluiu o pároco da mais antiga da cidade.

CONFIRA AS CERIMÔNIAS NAS SETE COMUNIDADES PAROQUIAIS

Nossa Senhora das Dores

Na quinta-feira, haverá a Missa da Ceia do Senhor às 20h na Matriz de Nossa Senhora das Dores e adoração até à meia-noite. Na sexta-feira, adoração a partir das 6h, celebração da Paixão às 15h e Via Sacra, às 19h30, na Praça Padre Tavares. No Sábado Santo a Vigília Pascal será às 19h. No Domingo de Páscoa haverá missas às 7h, 9h30 e 19h na Matriz e às 17h no Centro Pastoral Santa Paulina.

São Benedito

Na quinta-feira, haverá a Missa da Ceia do Senhor às 20h na Matriz de São Benedito. Na sexta-feira, adoração das 6h às 13h, celebração da Paixão às 15h e o encontro “Velando o Senhor”, às 19h. No Sábado Santo a Vigília Pascal será às 20h. No Domingo de Páscoa haverá missas às 9h e 19h.

Nossa Senhora de Fátima

Na quinta-feira, haverá a Missa da Ceia do Senhor às 19h30 na Matriz de Nossa Senhora de Fátima e adoração até à meia-noite. Na sexta-feira, adoração das 6h às 14h45 e Liturgia da Paixão, às 19h30 procissão nas ruas próximas da matriz e às 21h ofício da sepultura. No Sábado Santo a Vigília Pascal será às 19h. No Domingo de Páscoa haverá missas às 7h, 9h, 17h e 19h na Matriz e às 11h na Capela Imaculada Conceição, no Costa Azul.

São Pedro Apóstolo

Na quinta-feira, haverá a Missa da Ceia do Senhor às 19h30 na Matriz de São Pedro Apóstolo e adoração até à meia-noite. Na sexta-feira, adoração a partir das 6h, procissão do Encontro às 10h vinda da Capela de Santa Edwiges para a Matriz, celebração da Paixão às 15h e Ofício das Trevas, às 20h. No Sábado Santo a Vigília Pascal será às 20h. No Domingo de Páscoa haverá missas às 8h, 10h, 17h30 e 19h30.

São Judas Tadeu

Na quinta-feira, haverá a Missa da Ceia do Senhor às 19h30 na Matriz de São Judas Tadeu e adoração até à meia-noite. Na sexta-feira, adoração das 8h às 14h, celebração da Paixão às 15h. No Sábado Santo a Vigília Pascal será às 19h. No Domingo de Páscoa haverá missas às 8h na Capela Nossa Senhora Auxiliadora (Jardim Paineiras) e às 9h30 e 19h na Matriz.

São José

Na quinta-feira, haverá a Missa da Ceia do Senhor às 19h30 na Matriz de São José. Na sexta-feira, adoração das 7h às 12h e celebração da Paixão às 15h, seguida da procissão de Cristo Morto pelas ruas próximas da Matriz. No Sábado Santo a Vigília Pascal será às 19h. No Domingo de Páscoa haverá missas às 7h, 9h e 19h.

Santo Expedito

Na quinta-feira, haverá a Missa da Ceia do Senhor às 19h30 na Matriz de Santo Expedito e adoração até à meia-noite. Na sexta-feira, adoração a partir das 7h, celebração da Paixão às 15h e procissão do Senhor Morto, às 19h com sermão das Sete Palavras. No Sábado Santo a Vigília Pascal será às 19h. No Domingo de Páscoa haverá missas às 9h e 19h na Matriz e às 17h na Capela de São Roque.

CONFIRA AS CERIMÔNIAS EM ARANDU, CERQUEIRA CÉSAR E IARAS

Nossa Senhora da Boa Morte – Arandu

Na quinta-feira, haverá a Missa da Ceia do Senhor às 19h30 na Matriz de Nossa Senhora da Boa Morte. Na sexta-feira, celebração da Paixão às 15h e às 19h30 procissão do Senhor Morto, ao redor da Matriz. No Sábado Santo a Vigília Pascal será às 19h30. No Domingo de Páscoa haverá missas às 9h e 18h30.

Santa Teresinha – Cerqueira César

Na quinta-feira, haverá a Missa da Ceia do Senhor às 20h no Santuário de Santa Teresinha e na Capela Sagrada Família, seguida de adoração. Na sexta-feira, liturgia da Paixão às 15h nos mesmos dois templos e às 19h, procissão do Senhor Morto saindo do Santuário para a Capela de São Lucas, seguida de encenação da Paixão no Campo Cerqueira. No Sábado Santo a Vigília Pascal será às 21h nos dois templos. No Domingo de Páscoa haverá missas às 9h no Santuário e às 17h na Sagrada Família. Às 18h30 missa e procissão da Ressurreição no Santuário.

Santa Luzia – Iaras

Na quinta-feira, haverá a Missa da Ceia do Senhor às 20h na Matriz de Santa Luzia e adoração até à meia-noite. Na sexta-feira, adoração a partir das 5h, celebração da Paixão às 15h e procissão do enterro às 19h30 com saída da Capela de Santa Rita. No Sábado Santo a Vigília Pascal será às 21h. No Domingo de Páscoa será celebrada a Missa da Ressurreição, às 9h.

Colaboração: Gesiel Júnior

 

Compartilhar:
Veja Também