Paciente oncológico terá prioridade no atendimento odontológico em Avaré

Paciente oncológico terá prioridade no atendimento odontológico em Avaré

legenda: Parceria entre a ABOVA e Secretaria Municipal da Saúde garantiu o tratamento gratuito

Fonte da Foto: Divulgação

Por Fernanda Castelucci

Parceria da Associação Beneficente Oncológica Voluntários de Avaré (ABOVA) com a Secretaria Municipal de Saúde ampliará o acesso ao atendimento odontológico para o paciente oncológico.

Após o diagnóstico de câncer, o paciente precisa se preocupar com diversas questões que vão desde o tipo de tratamento a quanto tempo vai durar. Um ponto de extrema importância é consultar um dentista.

A atuação desse profissional ajuda a prevenir alterações em cavidade oral muito frequentes em pacientes submetidos à quimio, radio, hormonioterapia e até mesmo no transplante de medula óssea.

Para agendar a consulta odontológica basta entrar em contato com a ABOVA pelo número 14 99766 2204 e se cadastrar ou ir até a Rua Para, 937 (próximo a rodoviária em Avaré).

As principais complicações enfrentadas pelos pacientes oncológicos são: MUCOSITE ORAL - A mucosite é uma situação onde ocorre o surgimento de feridas na cavidade oral causando dor e desconforto, além de aumentar as chances de contrair bactérias; XEROSTOMIA - Causa uma secura excessiva da boca é comum, pois o tratamento acaba causando alterações nas glândulas salivares; CÁRIE DE RADIAÇÃO - A cárie ocorre devido à baixa produção de saliva e de má higiene bucal, as cáries podem surgir; INFECÇÕES OPORTUNISTAS - A baixa imunidade deixa o paciente bem suscetível, por isso todo cuidado é pouco quando o assunto são as infecções; SANGRAMENTO BUCAL - Quando o paciente apresenta baixo número de plaquetas, pode ocorrer sangramento bucal, inclusive, de forma espontânea; PERDA DO PALADAR - O tratamento causa alterações importantes no organismo, entre elas as que ocorrem nas papilas gustativas, fazendo com que o paciente não sinta os sabores de alguns alimentos; PERDA ÓSSEA – A perda dos dentes não costuma ser comum em pacientes em tratamento do câncer, porém pode acontecer caso os cuidados de higiene não sejam realizados corretamente.

Compartilhar:
Veja Também