Operação de combate à violência doméstica e familiar resulta em 41 prisões

Operação de combate à violência doméstica e familiar resulta em 41 prisões

legenda: Batizada de Operação Átria a mobilização compreendeu 16 municípios da região

Fonte da Foto: Internet - Ilustrativa

Realizada para combater especificamente a violência doméstica e familiar contra a mulher entre os meses de fevereiro e março, “mês da mulher”, iniciativa teve caráter nacional  

A Polícia Civil de Avaré e região concluiu nesta terça-feira, dia 28/3, com a realização do “Dia D”, sua participação na “Operação Átria”, idealizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), cujo objetivo foi reprimir as mais diversas modalidades de crimes no contexto da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Realizada entre o final de fevereiro até hoje, a operação resultou na prisão de mais de 40 pessoas, entre ações da PM e da Polícia Civil, na área circunscricional da Delegacia Seccional de Polícia de Avaré, a qual compreende, além da cidade sede, outros 16 municípios, tais como Cerqueira César, Itaí, Piraju e Taquarituba.

No que se refere ao trabalho exclusivamente de Polícia Judiciária, a Delegacia Seccional computou 54 denúncias anônimas apuradas, 96 vítimas atendidas, 65 diligências realizadas, 03 mandados de busca e apreensão cumpridos, 18 mandados de prisão cumpridos, entre outras atividades (vide quadro abaixo).

Sobre os demais dados compilados pela Polícia Civil destacam-se ainda o número de medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha requeridas/concedidas (95 no total), fruto do trabalho de policiais civis que atenderam mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Outro dado relevante foi o número de boletins ocorrências registradas: 236 ao todo, tendo como natureza desde ameaças e crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), perseguição, até lesão corporal dolosa e outros delitos. Além disso, as delegacias instauraram 150 inquéritos para apurar a conduta dos autores.

A Operação Átria teve caráter nacional e contou com a participação das Polícias dos 26 Estados e Distrito Federal. Foi desenvolvida durante mais de 30 dias, tendo como pontos culminantes datas específicas nesse período.

No dia 8/3, “Dia da Mulher”, as Polícia Civis de todos os Estados realizaram palestras e atividades de conscientização sobre o tema. O dia 21/3 foi a data escolhida para que as unidades policiais se reunissem para realizar o levantamento de mandados de busca e apreensão e de prisão para serem cumpridos no em 28/3, o “Dia D”.

FONTE: DELSECPOL

Compartilhar:
Veja Também