Novo livro de Gesiel Júnior traz quatro biografias da família Ferreira
legenda: Uma delas conta a vida do advogado Antoninho Ferreira, o primeiro prefeito eleito de Avaré
Fonte da Foto: Arquivo PessoalQuinquagésimo primeiro título de autoria do jornalista, pesquisador e cronista Gesiel Júnior, “Os Ferreiras” é uma edição limitada e produzida pela Editora Gril, que apresenta as biografias de dois casais: o cafeicultor Diamantino Ferreira Inocêncio e sua esposa Maria Lopes Ferreira, patriarcas de uma grande família, e de um de seus filhos, o advogado e político Antonio Ferreira Inocêncio, e da esposa deste, a professora Zilah de Almeida Ferreira.
Com 220 páginas, a edição não é comercial e muito ilustrada com fotografias e documentos raros. “O biógrafo Gesiel Júnior escolheu conjugar, neste único volume, biografados pertencentes a uma mesma família que marcou época desde a Avaré oitocentista, quando ainda era a Vila do Rio Novo, o seu nome na época do Império”, revela no prefácio, o advogado José Quartucci.
“Pessoalmente tive a ventura de conviver, de conhecer e de aprender, ainda nos meus anos de estudo do Direito, com o querido Doutor Antoninho, figura admirável não apenas como culto profissional, mas também como honrado homem público”, acrescentou Quartucci, numa referência ao primeiro eleito para a Prefeitura de Avaré, pelo voto direto, em 1947.
“Agradeço a confiança da família biografada, em especial do doutor Benjamin Flávio de Almeida Ferreira, de quem recebi o incentivo para resgatar boas lições de tantos antepassados, cujos testemunhos podem iluminar o tempo presente”, afirmou o autor.
Para breve Gesiel Júnior prepara uma abordagem histórica a ser convertida em livro que pretende reconstituir a jornada da Santa Casa de Misericórdia de Avaré, cujos 120 anos estão sendo comemorados desde julho. (Com informações do Jornal A Comarca)