Novo livro de Gesiel Júnior resgata os primórdios do catolicismo em Avaré

Novo livro de Gesiel Júnior resgata os primórdios do catolicismo em Avaré

legenda: Obra encerra a festa dos 150 anos da mais antiga paróquia da região

Fonte da Foto: Divulgação

Autor de quarenta e três livros sobre a história de Avaré e região, o escritor e acadêmico Gesiel Júnior vai lançar no dia 11 de dezembro “O patrimônio de Nossa Senhora das Dores”, título do volume no qual revela aspectos e detalhes ainda desconhecidos a respeito das origens da cidade, a partir da sua organização religiosa ocorrida em 1870, ano da criação de sua primeira paróquia.

Para o padre Bruno Oliveira, o primeiro avareense a exercer o cargo de pároco do Santuário de Nossa Senhora das Dores, a obra é resultado “de uma dedicada e afetuosa pesquisa realizada pelo renomado escritor Gesiel Júnior e que se torna, a partir de agora, o principal material de leitura e consulta para que todo católico avareense aprenda como seus antepassados foram comprometidos e, ao mesmo tempo, se questione sobre o tamanho da responsabilidade que hoje possui, de levar adiante o compromisso moral e material de amor a Jesus Cristo e a devoção à Virgem Maria na continuação desta história”.

Com selo da Editora Gril, o livro de 72 páginas em formato amplo traz mais de cem imagens de pessoas, fatos e documentos, incluindo os primeiros batismos, casamentos e óbitos. “Os registros enaltecem os personagens decisivos, mostram tanto a presença forte do clero, como a ação empreendedora de figuras memoráveis do laicato, os quais realmente comprovam a força do testemunho eclesial, em diferentes contextos, tradições e mentalidades”, diz o autor.

Dentre as novidades o leitor conhecerá dados inéditos, como qual dos padres foi prefeito de Avaré, qual dos antigos párocos é candidato a santo (seu processo de beatificação já tramita no Vaticano), saberá a identidade da primeira freira nascida na cidade e quais os leigos que mais cooperaram para erguer aquela que é considerada uma das mais belas igrejas do país.

RENDA PARA RESTAURO DE SINOS E VITRAIS - O pároco informa que o novo livro conclui as comemorações do sesquicentenário paroquial e o lançamento para a comunidade está programado para a noite do sábado, 11 de dezembro, a partir das 20 horas, no Centro Pastoral Monsenhor Celso.

A impressão da publicação historiográfica teve integral apoio cultural de herdeiros de benfeitores paroquiais e o seu autor ofereceu a tiragem para ser vendida em favor do restauro dos vitrais e da revitalização dos sinos do templo.

 “O livro aponta para o berço desta cidade, para um fascinante lugar sagrado, onde fui ungido com o sacramento da confirmação. Peço a bênção da padroeira aos que cooperaram generosamente para torná-lo impresso”, afirmou Gesiel.

 Dentre os apoiadores estão as professoras Biba Lutti, Dora Ferreira, Maria Elisa Martins e Margarida Novaes, os empresários Marcos Fernandes, Ovídio Faria e Gilberto Tenor, as irmãs Gília Bannwart Lotufo, Maria Inês Bannwart Pereira e Sílvia Bannwart e os irmãos Sílvio Ferreira, Fernando Ferreira e Roberto Ragazzini Ferreira.

 O preço do exemplar é R$ 50,00 e já pode ser adquirido na secretaria paroquial. Informações pelos telefones (14) 3732-0154 e 3733-5056.

FONTE: JORNAL A COMARCA

Compartilhar:
Veja Também