MP quer que Prefeitura de Avaré esclareça sobre compra de medicamentos

MP quer que Prefeitura de Avaré esclareça sobre compra de medicamentos

legenda: CPI da Câmara Municipal vai investigar suposto superfaturamento na compra dos medicamentos o cloridrato de midazolan e o citrato de fentanila

Fonte da Foto: Internet

O Ministério Público vai pedir esclarecimentos à Prefeitura de Avaré e informações à Câmara de Vereadores sobre a compra de medicamentos hospitalares que seriam usados no pronto-socorro da cidade. O pedido foi confirmado nesta terça-feira (18) depois que a Câmara Municipal abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito na segunda-feira (17).

A CPI vai investigar a contratação de uma empresa responsável pelo fornecimento das medicações. Entre as denúncias que levaram à abertura da CPI, está um suposto superfaturamento na compra emergencial de medicamentos para sedação, no valor de R$ 956 mil.

Os vereadores querem levantar se este valor é ou não acima da média do mercado para a quantidade de medicamentos adquiridos. A CPI tem noventa dias para concluir as investigações.

Em nota, a Prefeitura informou que "o cloridrato de midazolan e o citrato de fentanila são utilizados na sedação de pacientes por diversos fatores, inclusive aqueles acometidos por Covid-19 em estado crítico que necessitam de ventilação mecânica".

Ainda de acordo com a prefeitura, o uso desses medicamentos está em diversos protocolos, inclusive na Sociedade Brasileira de Anestesiologia e nos protocolos da Associação Brasileira de Medicina Intensiva.

Sobre o aumento nos gastos com esse tipo de medicamento, a nota afirma que "a aquisição, portanto, responde à demanda crescente exigida atualmente pelo Sistema de Saúde local, uma vez que Avaré é referência regional em Saúde. Lembramos ainda que a compra é feita para contemplar o uso dos medicamentos pelos próximos meses".

A Prefeitura informou ainda o relatório de consumo médio de medicamento utilizadas nos últimos meses no pronto-socorro em 2021:
Janeiro - 247 ampolas;
Fevereiro - 230 ampolas;
Março - 299 ampolas;
Abril -1386 ampolas.

Com informações do G1 Itapetininga e Região

Compartilhar:
Veja Também