Mostra da Revolução de 1932 atrai estudantes ao CAIC

Mostra da Revolução de 1932 atrai estudantes ao CAIC

legenda: Acervo do colecionador Marcus Carmo é o maior do gênero no Estado

Fonte da Foto: Divulgação

Capacetes, vestimentas, fotografias e outros objetos originais da Revolução de 1932 estão expostos ao público desde meados de julho no Museu Municipal Anita Ferreira De Maria, na área do CAIC. As peças, cedidas gentilmente pelo historiador Marcus Carmo, fazem parte da mostra que pode ser visitada até 4 de outubro. 

“É um acervo raro, o mais numeroso hoje disponível no interior paulista, que mesclamos com o nosso”, informa Gesiel Theodoro Neto, diretor do Museu. Ele conta que a réplica de uma matraca, peça icônica da Revolução Constitucionalista, surpreende os visitantes. “Ela simula o barulho de uma metralhadora e São Paulo a usava para dizer que ainda tinha armamento”, relata. 

No local o público pode rever ou conhecer os diferentes momentos dessa guerra civil que envolveu os paulistas, deflagrada a partir da morte dos estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Américo Camargo de Andrade, cujas iniciais - MMDC - formaram o nome escolhido pelo movimento. Os revolucionários de São Paulo exigiam uma nova Constituição e enfrentaram as tropas federais de Getúlio Vargas. Apesar da derrota nos combates, o grupo fortaleceu o movimento constitucionalista, de modo que o país obteve uma nova Constituição em 1934. 

“Agradecemos ao professor Marcus Carmo pela valiosa parceria. Temos um evento significativo em nosso Museu e lá podemos conhecer mais sobre os bravos Voluntários de Avaré”, comentou o secretário da Cultura Diego Beraldo. 

Com entrada franca, a exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. No fim de agosto várias classes da Escola Estadual Dona Benê Andrade estiveram no local. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone (14) 999040073.

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também