Mês de novembro terá 3 feriados no Estado de São Paulo

Mês de novembro terá 3 feriados no Estado de São Paulo

legenda: Finados (dia 2), Proclamação da República (15) e Dia da Consciência Negra (20)

Fonte da Foto: internet ilustrativa

O Estado de São Paulo terá três feriados em novembro: Finados (dia 2), Dia da Proclamação da República (15) e o Dia Estadual da Consciência Negra (20) e também o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares.

O feriados de Finados (dia 2) este ano cairá numa quinta-feira. Por conta disso, muitas empresas e serviços públicos adotam a sexta-feira como ponto facultativo e emendam a folga. Já o feriado do dia 15 cairá no meio da semana, uma quarta-feira. E o do dia 20 será uma segunda-feira, propiciando mais um feriado prolongado de três dias, incluindo o sábado e domingo.

CONSCIÊNCIA NEGRA

A celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro foi oficializada pela Lei Federal 12.519, porém a data não foi tratada como feriado.

Em São Paulo, sem a legislação estadual, a decisão do feriado estava a cargo das cidades por meio de leis municipais. Cerca de 102 municípios, incluindo São Paulo, já celebravam o dia de folga. Com a nova legislação, o feriado passa a ser válido a partir deste ano para os 645 municípios paulistas.

A justificativa do PL aprovado reforça que "o estabelecimento do Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro, nos moldes atuais, deve ser considerado, sim, um avanço, mas o estabelecimento desta data como feriado nacional é de grande relevância para que essa parcela da sociedade, que representa mais da metade de nossa população, receba mais um aceno público e oficial de sua importância para o Brasil".

Compartilhar:
Veja Também