Médica alerta para segunda onda de Covid-19 em Piraju

Médica alerta para segunda onda de Covid-19 em Piraju

legenda: Profissional destaca que pessoas estão indo para baladas enquanto outras estão morrendo

Fonte da Foto: Reprodução/A Comarca

Em um vídeo postado na página do Departamento de Saúde de Piraju, a médica Yaeko Kawata, responsável em atender os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 do município, faz um alerta: a segunda onda do novo coronavírus já chegou. De acordo com a profissional, o número de casos aumentou em muito.

“Não virá uma segunda onda, nós já estamos vivendo isso. Tivemos uma pausa de casos em setembro e outubro, mas agora os casos aumentaram mais do que na época em que começou a pandemia. Estou tratando de pacientes internados que é a segunda vez que contraem a doença. Os pacientes estão ficando graves, famílias inteiras estão ficando doentes e ninguém está fazendo nada”, destacou a médica.

Segundo ela, o necessário agora é reforçar todas as medidas de isolamento. “As pessoas que estão indo trabalhar têm que lavar as mãos, tem que passar álcool em gel, tem que usar máscara. O certo agora é não ter bar aberto, restaurante aberto, porque ninguém come de máscara. As pessoas se reúnem nesses lugares, se abraçam, se beijam, trocam copos, ficam falando próximo devido ao barulho, ficam contaminando os jovens e passando para os idosos”, disse.

A médica disse que os casos estão gravíssimos e só se descobre isso quando um idoso é internado e está em estado grave, pelo histórico, a família inteira já contraiu a Covid-19 e o último que ficou ruim foi o idoso. “Se vocês amam seus pais, seus avós, não dá para ficar desse jeito, Pronto Socorro está um caos. Como se sabe que quem está no Pronto Socorro, naquela muvuca ali, não está com Covid? Tem posto de saúde, tem que ir no posto de saúde, fazer acompanhamento de hipertensão, diabetes, coisas tranqüilas tem que ir no posto de saúde, não tem que lotar o Pronto Socorro. A nossa estrutura de Pronto Socorro é muito pequena. A gente não tem como isolar totalmente ali, a hora que chega fica todo mundo junto. As pessoas vão acabar pegando Covid no próprio Pronto Socorro”, completou.

E pede que as pessoas procurem as unidades de saúde. “As pessoas não estão se cuidando, não é para ir no Pronto Socorro por bobeira. Sintomas gripais é para procurar a unidade de saúde para ser dado o diagnóstico e isolamento, senão vai chegar o momento que não terá lugar para internar no hospital. Estamos com cinco pacientes internados com Covid, dois um pouco mais leves e três muito graves. Se vocês amam seus familiares, tem que tomar cuidado, para mim já é a segunda onda que emendou com a primeira. Nunca esteve tão lotado o hospital com casos de Covid. Não é normal, vocês não estão fazendo a lição de casa, que é usar máscara, não é para ir para balada. Vocês estão se divertindo com gente morrendo”, finalizou.

 

Compartilhar:
Veja Também