Lua de sangue acontece no próximo domingo no Brasil

Lua de sangue acontece no próximo domingo no Brasil

legenda: Eclipse lunar poderá ser visto do Brasil a partir do final da noite de domingo, dia 15 de maio

Fonte da Foto: Internet - Ilustrativa

Um eclipse total da Lua está previsto para acontecer neste domingo, dia 15 de maio, a partir das 23h28. O evento astronômico é o gerador de um fenômeno conhecido como “Lua de sangue”. O título vem da cor avermelhada que Lua assume durante o eclipse.

O que é a Lua de sangue que acontece neste domingo

Como mencionado, a Lua de sangue é o nome popular dado para o eclipse total da Lua. Isso quer dizer que a terra fica posicionada entre o sol e o seu satélite natural. Isso faz com que a circunferência do nosso planeta bloqueie totalmente a chegada de luz do sol na Lua.

Durante parte do processo, a Lua assume uma tonalidade avermelhada, fato que originou o apelido Lua de sangue. Inclusive, o fenômeno sempre foi encarado como uma data mágica por várias culturas espalhadas pelo mundo inteiro. Independentemente de qualquer crença, o eclipse total da Lua é um espetáculo que vale a pena ser observado.

Quando e em qual horário ocorre a Lua de sangue?

De acordo com os astrônomos, a Lua de sangue acontece no meio do processo de eclipse. O início da passagem da terra entre o sol e a Lua está prevista para às 23h28 (horário de Brasília). No entanto, o evento vai durar até à 1h54 de segunda-feira. A Lua deverá permanecer totalmente encoberta a partir da 0h30 de segunda, dia 16 de maio.

Para quem quer observar a cor avermelhada da Lua de sangue, basta ficar de olho no céu por volta da meia-noite. Os moradores do Brasil devem conseguir acompanhar todo o espetáculo. O eclipse estará visível na América do Norte, América do Sul e em partes da Ásia. Na Nova Zelândia, no leste da Europa e no Oriente Médio o eclipse será penumbral. Isso quer dizer que a Lua apenas perderá uma parte do seu brilho natural.

Compartilhar:
Veja Também