Lar São Vicente de Paulo recebe projeto de eficiência energética da CPFL

legenda: Iniciativas foram aprovadas pela ANEEL e incluem modernização da iluminação e instalação de usinas solares na instituição filantrópica
Fonte da Foto: Reprodução Google MapsO Lar São Vicente de Paulo, instituição filantrópica que acolhe idosos em Avaré, será contemplado com duas iniciativas de eficiência energética promovidas pela CPFL Santa Cruz. Os projetos foram aprovados na Chamada Pública
de Projetos de Eficiência Energética (CPP) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 2024 e incluem a modernização do sistema de iluminação e a instalação de duas usinas solares fotovoltaicas com capacidade total de 9,9 kWp.
As ações promoverão maior eficiência no consumo de energia elétrica e reduzirão os custos operacionais da instituição, fundada em 1926 pela Sociedade de São Vicente de Paulo. Atualmente, o Lar abriga idosos em ambiente humanizado e adaptado, com o apoio de uma equipe formada por 41 profissionais e voluntários.
De acordo com Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, ações como essa fazem parte do compromisso da companhia para impactar diretamente o bem-estar das comunidades atendidas. "O apoio à sustentabilidade em instituições filantrópicas reforça nosso compromisso com o desenvolvimento local e com a melhoria da qualidade de vida de quem mais precisa", afirma.
Somando os dois projetos, serão substituídos 15 pontos de iluminação convencional por luminárias de LED, e duas usinas solares serão instaladas no telhado da instituição. Toda a energia gerada será utilizada no próprio local, proporcionando maior autonomia e economia na conta de luz.
O investimento total é de R$ 42,6 mil e os benefícios estimados incluem uma redução de consumo de aproximadamente 16,6 MWh – energia suficiente para abastecer cerca de sete residências por mês. Além disso, as iniciativas devem gerar uma economia de aproximadamente R$ 12,4 mil por ano e evitar a emissão de 1 tonelada de CO₂, o equivalente ao plantio de seis árvores.