Jovens da Fundação CASA de C. César estudam para ingressar em universidades

Jovens da Fundação CASA de C. César estudam para ingressar em universidades

legenda: Preparação on-line teve aula inaugural na última terça-feira

Fonte da Foto: Assessoria CRN

Três adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no centro feminino Anita Garibaldi, da Fundação CASA de Cerqueira César, participaram na última terça-feira (16/08) da aula inaugural on-line do cursinho pré-vestibular Colmeia, da Universidade de Campinas (Unicamp).

As aulas foram disponibilizadas, ao total, para 39 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em nove centros da Fundação CASA. O objetivo das aulas é reforçar os conteúdos vistos nas salas de aula e possibilitar a realização do sonho de ingressar no Ensino Superior.

A iniciativa resulta de uma parceria entre as duas instituições, o que colabora na complementação dos estudos dos adolescentes, que estão ou no último ano do Ensino Médio ou já concluíram essa etapa.

O Termo de Cooperação estabelecido entre a Fundação CASA e a Unicamp prevê tanto o atendimento de saúde dos adolescentes em internação quanto à extensão das ações às demais áreas da socioeducação, como a educação escolar complementar.

 "É uma oportunidade que amplia as chances desses adolescentes de ingressar no Ensino Superior", avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

O curso disponibiliza aulas com conteúdos básicos de Biologia, Matemática, Física, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Redação, Gramática e Inglês, além de proporcionar oficinas interdisciplinares.

Os adolescentes participantes cumprem medida socioeducativa nos CASAs Maestro Carlos Gomes, em Campinas; Morro Azul, em Limeira; Mogi Mirim e Laranjeiras, em Mogi Mirim; Rio Piracicaba, em Piracicaba; Tapajós, Manacá da Serra e Novo Tempo, em Franco da Rocha; e Feminino Anita Garibaldi, em Cerqueira César.

As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, das 19h às 21h, nas salas de informática dos centros, que contam com acesso à internet. A duração do cursinho é de seis meses.

A Fundação CASA atende hoje (17) a 4.789 adolescentes, sendo que 2.060 cursam o Ensino Médio, em todas as séries, e 63 completaram a educação básica. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Fundação CASA pode atender na internação e semiliberdade jovens de até 21 anos incompletos.  

 

Compartilhar:
Veja Também