Ize Novaes lança primeiro disco solo em todas as plataformas digitais

Ize Novaes lança primeiro disco solo em todas as plataformas digitais

legenda: Pra Iluminar representa uma bela estreia do avareense com muita música e história para contar

Fonte da Foto: YouTube

Luiz César Piedade Novaes, o Ize, lança seu primeiro disco solo, "Pra Iluminar", com canções compostas desde a época em que era um dos integrantes do grupo "Fruto Primeiro", grupo avareense que teve destaque em meados dos anos 80. O disco foi produzido pelo filho de Ize, Paulo Novaes, que tem se projetado como compositor e produtor, com parcerias com Anavitoria e Rubel.

Dentre as músicas que integram o disco, pelo menos uma é bem conhecida dos avareenses: "Menina", que sob o título de "Horizontes", foi premiada na 1ª Fampop Melitta, em 1983, como "Melhor Arranjo". Ize foi o primeiro avareense a receber um prêmio na história do festival. Outra das músicas do disco que também participou do festival é "Cristal",  finalista em 1986, na 4ª Fampop.

A faixa-título é uma parceria de Ize com o também avareense Cláudio Guerra, e fez parte de um dos discos (de vinil) do Fruto Primeiro, grupo do qual ambos os autores fizeram parte. "Pra Iluminar" tem como 'centro’ o piano e a voz de Ize e contou com a participação do produtor Paulo Novaes nos violões, guitarras e vocais.  Todas as outras canções são inéditas, algumas com homenagens familiares como "Ana Julia" (homenagem à filha de mesmo nome), "Margaridas" (música instrumental que homenageia a mãe Margarida e a irmã Maída), "Meu herói" (composta em homenagem ao Dr. Paulinho, pai de Ize, e que conta com a emocionante participação de Paulo Novaes na interpretação), "Largo dos amores" (música com letra de seu irmão Juca, cujo título faz referência à Praça onde seus pais se conheceram, em Itapetininga).

O disco também traz músicas de conteúdo social ou ecológico, como "Passaredo", "Rota final"  e "Trilhos e saudades". Outra parceria do disco é com o paulistano Eduardo Santhana, também conhecido pela sua parceria com Juca Novaes, na música "Jóia rara".

Ize é o terceiro filho do casal Paulinho e Margarida Novaes, e desde pequeno se envolveu em um ambiente extremamente musical. Sua mãe foi cantora de rádio, nos idos de 1954. Seu irmão mais velho, Juca, é compositor e cantor, com vários discos lançados, e liderou a criação da Fampop. Sua irmã Maída é cantora e idealizadora do renomado projeto "Trovadores Urbanos", que se tornou um símbolo da capital paulista. Sua irmã Lucila é cantora e compositora, com vários discos gravados e muitas premiações. Outra de suas irmãs, Lúcia, também é cantora, e mãe da cantora e compositora Bruna Caram, um dos destaques da nova música paulista e brasileira. Lúcia também é mãe do compositor e cantor Lucas Caram, da terceira geração musical da família, também integrada por Paulo Novaes, o produtor de "Pra Iluminar".

O disco está disponível em todas as plataformas digitais, e representa uma bela estreia de um avareense com muita música e história para contar.

FONTE: JORNAL A COMARCA

Compartilhar:
Veja Também