Itatinga vai escolher o seu novo prefeito no domingo

Itatinga vai escolher o seu novo prefeito no domingo

legenda: Quatro candidatos disputam os 14 mil votos do eleitorado itatinguense

Foto Fonte: Internet

Neste domingo (2 de julho) os cerca de 14.000 mil eleitores cadastrados em Itatinga (SP) terão que voltar às urnas para tentar, finalmente, escolher quem vai ser o prefeito do município até o fim de 2020. Quatro candidatos disputam a eleição fora de época: José Geraldo Celestino (PSDB), Jeremias Aparecido Borba Soares (PSB), Diego Batista (PSC) e João Bosco (DEM).

Depois que o candidato mais votado nas eleições de outubro de 2016, o ex-prefeito Ailton Faria (PSDB), teve o registro de sua candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral – por causa de irregularidades no período em que foi prefeito da cidade – a Justiça eleitoral decidiu anular a eleição majoritária e dar posse ao vereador José Geraldo Celestino (PSDB), que assumiu interinamente a gestão da prefeitura no dia 1º de janeiro, para que Itatinga não ficasse sem um prefeito. Ele agora tenta permanecer no cargo

Em outubro de 2016, quatro candidatos também disputaram a eleição: Ailton Faria (PSDB), que governou a cidade entre 2009 e 2012, foi o mais votado com 4.583 votos, mas teve sua votação anulada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, depois que as contas da prefeitura de 2011 e 2012, últimos dois anos de seu mandato, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas.

O então prefeito (2013-2016) Paulo Apolo (PV), que tentava a reeleição, foi o segundo colocado, com 3.264 votos (52% dos votos válidos), candidato pelo DEM; o ex-vice-prefeito João Bosco (da gestão de Ailton Faria), foi o terceiro colocado, com 2.777 votos; em quarto lugar ficou o advogado e ex-vereador Júlio Fogaça (PDT), com 192 votos.

Destes, apenas o empresário João Bosco (DEM) formalizou sua candidatura para disputar a nova eleição. O ex-prefeito Paulo Apolo (PV), que foi o segundo colocado no pleito de outubro, decidiu não participar do próximo pleito – apesar de não ter nenhum impedimento para isso – por considerar que deveria ter assumido o mandato, ao contrário da interpretação da Justiça Eleitoral. Ele decidiu também não apoiar formalmente nenhum dos quatro candidatos que se apresentaram para a eleição deste domingo. O outro candidato, o advogado Júlio Fogaça também abriu mão da nova disputa.

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também