Itaí instala redes nas saídas de canos para reter o lixo

Itaí instala redes nas saídas de canos para reter o lixo

legenda: Rede será instalada em outros pontos da cidade

Fonte da Foto: Divulgação

Com o objetivo de evitar que parte dos resíduos descartados irregularmente chegue aos rios e consequente aos oceanos, a Secretaria de Meio Ambiente de Itaí instalou no sábado, 9, a primeira Eco-Rede do país.

A intenção é ampliar o projeto para vários pontos na cidade, evitando a poluição dos rios. A ação contou com a ajuda dos EcoVoluntários que também realizaram uma limpeza no trecho implantado.

Austrália - Sistema parecido foi instalado como teste na cidade de Kwinana, na Austrália, como solução para diminuir as descargas de lixo dos sistemas de drenagem: instalou redes nas saídas dos canos que prendem o lixo, impedindo-o de sair do tubo.

O sistema foi montado em março de 2018, em duas localizações da reserva de Henley, próxima de zonas residenciais. Pretende prevenir que resíduos sólidos, de dimensões médias, oriundos das zonas residenciais e transportados pelas águas das chuvas acabem por contaminar a reserva natural.

Desde aí, as duas redes foram limpas três vezes. Foi recolhido um total de 370 quilogramas de lixo, maioritariamente embalagens de comida, garrafas, areia e folhas de árvores.

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também