INSS realiza apenas atendimentos de perícia médica e avaliação social

INSS realiza apenas atendimentos de perícia médica e avaliação social

legenda: Agência do INSS de Avaré, na Rua Maranhão nº 1467

Fonte da Foto: Fernando Nenê Silva

Desde o dia 15 de março, a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Avaré atende apenas a segurados agendados para os serviços de perícia médica e avaliação social. Com a prorrogação da fase emergencial no Estado de São Paulo, a medida se estenderá até o dia 11 de abril. 

Assim como no início da fase emergencial, o INSS entrará em contato com os segurados que possuem agendamentos para serviços diferentes da perícia médica e avaliação social até o dia 11 de abril para reagendar o atendimento. Alguns segurados, no entanto, podem estar com o cadastro desatualizado, o que inviabiliza o contato. Caso não receba nenhuma ligação do Instituto, o segurado deve ligar para o telefone 135 antes de ir à agência.

Desde a reabertura da unidade, em setembro de 2020, nenhum atendimento no INSS é realizado sem hora marcada. A medida foi adotada para evitar aglomerações. Por isso, as pessoas não devem ir às agências sem antes agendar o atendimento pelos canais remotos.

Em algumas cidades do Estado, as agências estão fechadas durante esta semana por conta da antecipação de feriados decretada pelas prefeituras. Em Sorocaba, a unidade será reaberta apenas na quarta-feira, dia 7, já que o período de feriados antecipados na cidade se encerra no dia 6.

CANAIS REMOTOS - Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância, pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135.

Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta sobre benefícios, esclarece dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal.

Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.

EXIGÊNCIA EXPRESSA - Durante todo o período, continuará sendo possível agendar o serviço Exigência Expressa, que possibilita ao segurado que já fez algum requerimento ao Instituto entregar cópias de documentação complementar, por meio do depósito em urnas localizadas em frente a todas as agências, inclusive as que estiverem fechadas. As urnas ficam disponíveis na frente das unidades do INSS das 7h às 13h. O agendamento deve ser feito pelos canais remotos de atendimento: telefone 135 ou Meu INSS.

Compartilhar:
Veja Também