Incêndio destrói ponte pênsil centenária em Chavantes

Incêndio destrói ponte pênsil centenária em Chavantes

legenda: Fogo teve início no fim da madrugada deste sábado (7) e destruiu parte da estrutura de madeira que liga Chavantes (SP) a Ribeirão Claro (PR)

Fonte da Foto: WhatsApp

Um incêndio destruiu parte de uma ponte pênsil centenária localizada sobre o Rio Paranapanema, entre os municípios de Chavantes (SP) e Ribeirão Claro (PR), na madrugada deste sábado (7).

Segundo informações iniciais do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho (PR), o incêndio na estrutura de madeira começou por volta das 4h. As causas ainda serão apuradas, e a Polícia Civil vai investigar.

O fogo aconteceu no lado paranaense da ponte e foi controlado por volta das 6h. Bombeiros mantiveram os trabalhos de rescaldo até o início da tarde.

A Ponte Pênsil Alves de Lima, conhecida como Ponte Pênsil de Chavantes, completa 100 anos no próximo dia 4 de dezembro. Inaugurada neste dia do ano de 1920, a ponte tem 149 metros de extensão e possui um vão suspenso de 82 metros.

Por seu valor histórico, foi tombada em 1985 como bem cultural de interesse histórico e tecnológico pelo Governo do Estado de São Paulo através do Condephaat e em 2001 pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico do Paraná.

Em 2011, a ponte pênsil foi restaurada pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que também construiu ao lado uma ponte de concreto. Neste ano, o tráfego de veículos na ponte pênsil foi suspenso pelo Departamento de Estrada de Rodagens (DER).

FONTE: G1 Bauru e Região

Compartilhar:
Veja Também