Inaugurada a nova UBS do Bairro Ipiranga

Inaugurada a nova UBS do Bairro Ipiranga

legenda: O prédio leva o nome do biomédico Antonio Luiz Soares de Noronha

Fonte da Foto: O Victoriano

Na última sexta-feira, 23, o prefeito Poio Novaes realizou um de seus últimos atos à frente da Prefeitura de Avaré. Ele esteve inaugurando a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Ipiranga, prédio que leva o nome do biomédico Antônio Luiz Soares de Noronha, irmão do médico José Luiz Soares de Noronha.

Além dos familiares do homenageado, estiveram presentes alguns nomes que fizeram parte do secretariado do atual, como a secretária Vanda Nassif Avellar, João Dalcim (Trânsito), Rico Barreto (Agricultura) e Lucas Motta (Comunicação), e ainda os vereadores Barreto do Mercado e Ernesto Albuquerque, ambos da bancada do PT.

A secretária Vanda falou aos presentes da importância daquela obra que, além de UBS, também possui autorização do Ministério da Saúde para atuar dentro do Programa Saúde da Família (PSF). Vanda mencionou o fato da população do Bairro Ipiranga ter grande incidência de idosos, e as novas instalações da UBS vão facilitar bastante a vida deles.

Quem também esteve presente à inauguração foi o assessor do deputado Carlos Neder, Ivan Skromov, que ressaltou em sua fala da emenda de R$ 100 mil que ajudou no término da construção da UBS juntamente com contrapartida da Prefeitura.

Por fim falou o prefeito Poio Novaes e afirmou que a saúde sempre esteve em primeiro lugar na sua administração, pois nunca se construíram tantos postos de saúde em Avaré como em sua gestão, pois foram pelo menos seis unidades entregues prontas e em funcionamento e ainda outras duass em construção, na Vila Jardim e no Mário Emílio Bannwart.

Poio Falou ainda da reforma do Centro de Saúde I (Postão da Rua Acre) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está praticamente pronta e que deverá ser inaugurada na próxima gestão.

A cerimônia de inauguração contou com a benção das instalações pelo Padre Ademar Roma, da Paróquia de São Benedito.

Falando do irmão

Pronunciamentos à parte, o primeiro a fazer uso da palavra na inauguração da UBS foi o médico José Luiz, irmão do homenageado Antônio Luiz, que bastante emocionado misturava discurso com momentos de choro.

O personagem que dá nome à UBS, Antônio Luiz Soares de Noronha, era biomédico e morreu prematuramente aos 42 anos, vitima de apneia do sono. Mas seu irmão lembrou da importância que o nome do profissional teve para com o reconhecimento da profissão de biomédico em todo Brasil. Além de ser um apaixonado pela profissão que desempenhou tão bem aqui na cidade de Avaré.

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também