Hepatite Zero: Eduvale participa de projeto mundial de erradicação da doença

Hepatite Zero: Eduvale participa de projeto mundial de erradicação da doença

legenda: Entre os testes realizados gratuitamente na população avareense, apenas 3 casos foram positivos e 4 inconclusivos.

Fonte da Foto: Assessoria

No último sábado, 23, o curso de Enfermagem da Faculdade Eduvale participou da campanha Hepatite Zero realizada no Largo do Mercado em Avaré/SP pelo Rotary Club.

O projeto mundial de erradicação das hepatites B e C contou com a coordenação dos enfermeiros e docentes Giandro Galvão e Alan Guarato que supervisionaram os estudantes nos trabalhos de aplicação de mais de mil testes rápidos.

Entre os testes realizados gratuitamente na população avareense, apenas 3 casos foram positivos e 4 inconclusivos. “Os casos positivos foram encaminhados para o serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) do município e quem teve o resultado inconclusivo deverá realizar o teste novamente. A Enfermagem tem um papel fundamental nesse contexto, pois busca pela prevenção das doenças. Esse tipo de evento agrega e muito para os futuros enfermeiros, já que eles podem colocar em prática técnicas vistas em sala de aula e ainda terem a noção de que a profissão vai além da atuação em ambiente hospitalar”, ressaltou Giandro que também é coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Eduvale. As equipes ainda trabalharam na conscientização da população sobre prevenção, proteção, tratamento, vacinação e a necessidade de fazer os testes.

As hepatites virais B e C são questões mundiais de saúde pública devido ao grande número de pessoas com essas doenças e que em sua maioria são assintomáticas.

Na noite de terça-feira, 26, a atividade se estendeu para o câmpus Eduvale para a testagem de alunos e colaboradores da Instituição.

Quem não participou das ações pode realizar os exames nas Unidades Básicas de Saúde, no Serviço de Atenção Especializada (SAE) ou em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Vale ressaltar que a vacina contra hepatite B está disponível para crianças e adultos. A hepatite C, embora não seja prevenível por meio de imunização, possui tratamento na rede pública.

 

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também