Filho de avareense é destaque no UFC

Filho de avareense é destaque no UFC

legenda: Thominhas quer disputar o cinturão dos pesos-galo

Foto Fonte: Eric Bolte-USA TODAY Sports

Filho da jornalista avareense Lucila Pinto, que há anos milita na imprensa de São Paulo, o paulista Thomas Almeida, o Thominhas, vem galgando glórias no UFC - Ultimate Fighting Championship -, em sua categoria Peso Galo.

Thomas fez sua estréia no MMA em maio de 2011 contra Jackson de Pádua, que ele venceu por finalização. Enquanto lutava no Brasil, ganhou o Título Peso Galo do MMA Super Heroes e venceu os prêmios Osvaldo Paquetá de Lutador do Ano e Virada do Ano de 2013.

Fez sua estréia no Legacy contra Cody Williams em 16 de novembro de 2012 no Legacy FC 15 e venceu por nocaute ainda no primeiro round. Ele ainda enfrentou o turco George Pacurariu no Legacy FC 26 e venceu por nocaute técnico.

No dia 24 de Junho de 2014, o UFC anunciou que Thomas havia assinado um contrato com a organização. Sua estréia na promoção foi contra Tim Gorman em 8 de Novembro de 2014 no UFC Fight Night: Shogun vs. St. Preux. Foi sua primeira vitória por decisão dos jurados. Thomas foi premiado com a melhor luta da noite levando um bônus de U$ 50.000.

Thomas enfrentou o veterano Yves Jabouin em 25 de abril de 2015 no UFC 186 e o derrotou por nocaute técnico no primeiro round. Uma semana após derrotar Jabouin, Thominhas foi colocado para enfrentar o retornante a categoria Brad Pickett em 11 de julho de 2015 no UFC 189. Após ser derrotado no primeiro round, Thominhas virou a luta e acertou uma joelhada voadora no adversário aos 29 segundos do segundo round, nocauteando o adversário.

No dia 29 de maio de 2016, Thomas enfrentou o americano Cody Garbrandt no duelo principal do UFC Fight Night: Almeida vs. Garbrandt. Cody dominou completamente o primeiro round, nocauteando Thominhas aos 2:53 do primeiro round.

A derrota para Cody Garbrandt em maio deste ano, ainda ecoava na cabeça de Thominhas. No dia 19 de novembro deste ano, sua mais recente luta,  Thominhas apostou na reclusão e no foco no adversário, Albert Morales, nos dias que antecederam o UFC São Paulo. A decisão se mostrou acertada. Com uma postura mais madura, o brasileiro retomou o caminho da vitória ao nocautear o rival aos 1m37s do segundo round. A promessa do rival, de nocauteá-lo exatamente neste período da luta, acabou não se concretizando. Esta foi a vitória de número 21 em 22 lutas do brasileiro. Já Morales sofreu a primeira derrota em oito lutas como profissional.

Após vencer em São Paulo, sua cidade natal, diante do seu público, Thominhas festejou muito com a bandeira do Brasil, para delírio do público presente ao Ginásio do Ibirapuera. E dedicou a vitória aos inúmeros amigos avareenses presentes no local: "É muito bom lutar em São Paulo, para esse público maravilhoso. Minha última luta não foi nada boa, e eu peço desculpas a esse público. O Albert é muito duro e tem a mão pesada, mas eu estava preparado física e mentalmente para essa luta. Não sou de desafiar outros lutadores, mas eu quero enfrentar um top 10, e depois um top 5 para conseguir disputar o cinturão" - disse Thominhas ainda dentro do octógono. Os avareenses vibraram e comemoram juntos com o lutador.

Compartilhar:
Veja Também